Início » Rio Grande do Norte » Encanto


Encanto - Rio Grande do Norte



Encanto é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar,. encontra-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 412km. Ocupa uma área de 125,747km², sendo que 0,3682km² estão em perímetro urbano, e sua população foi recenseada no ano de 2010 em 5228 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 112º mais populoso do estado. Já em 2011, a população estimada foi de 5264 habitantes, classificando o município na 113ª posição a nível estadual.

Com uma temperatura média de 28,1 °C, a vegetação predominante no município é a caatinga hiperxófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizados 646 em 2009. Com uma taxa de urbanização de 44,1% (2000), o município contava, em 2009, com apenas três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,625 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o nonagésimo oitavo maior do Rio Grande do Norte, o 4221º do Brasil e o terceiro de sua microrregião (atrás apenas de Luís Gomes e Major Sales).

Antes de ser elevado à categoria de município, era um distrito pertencente ao município de Pau dos Ferros, com o nome de Joaquim Correia. Somente em março de 1963 esse distrito foi emancipado, tornando-se novo município do estado do Rio Grande do Norte com o nome de Encanto. Atualmente, Encanto é formado apenas pelo distrito sede.

História da cidade de Encanto Rio Grande do Norte - RN

Desmembrado do município de Pau dos Ferro, Encanto teve sua origem dentro da propriedade de Manoel Negrão que, em 8 abril de 1717 já havia iniciado a criação de gado e desenvolvimento bastante a agricultura local, tendo em vista a fertilidade de suas terras.

Em 1894, ainda era um lugarejo com denominação de Joaquim Correia. Em 1905, foi construída a Capela de São Sebastião. O progresso foi lento, que em 1956 só possuía 25 casas de taipa e 46 ditas de tijolos, com uma população de 273 moradores, como informou o historiador Alberto Mendes de Freitas, funcionário do IBGE. Mesmo assim a vila tinha um núcleo organizado de população e um futuro promissor.

Quando a sua criação, o município voltou a denominar-se "Encanto", em virtude do "Pico do Encanto", formação rochosa localizada nas cercanias da cidade.

Gentílico: encantense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Joaquim Correia ex-povoado de Encanto, pela lei estadual nº 55, de 21-12-1953, subordinado ao município de Pau dos Ferros.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Joaquim Correia figura no município de Pau dos Ferros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Encanto, pela lei estadual nº 2833, de 20-03-1963, desmembrado do município de Pau dos Ferros. Sede no atual distrito de Encanto ex-Joaquim Correia. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Joaquim Correia para Encanto alterado, pela lei estadual nº 2833, de 20-03-1963.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Encanto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Encanto? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Ana Ruth Bessa Souza's avatarAna Ruth Bessa Souza

    eu moro na cidade de encanto e a historia que me contaram e que é representada na praça na entrada da cidade são de três homens que vinham em um cavalo cada e um deles resolve ir pedir agua em uma casa enquanto isso os outros dois seguem o caminho então o homem bate na porta e ninguém responde ele então ele entra bebe agua e vê uma colher, um garfo e uma faca de ouro então ele pega e vai embora mostrar aos seus companheiros na hora que ele vai mostrar eles somem então eles voltam pra ver a casa que avia sumido então eles acharam que isso foi um "encanto" por isso a cidade tem esse nome

    #1 – 08/11/2017 - 20:36

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: