Início » Rio Grande do Norte » Coronel João Pessoa


Coronel João Pessoa - Rio Grande do Norte



Coronel João Pessoa é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se na região do Alto Oeste Potiguar, bem como na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel, a uma distância de 453 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área é de 117,140km², dos quais apenas 0,3682km² são de áreas urbanas. A população do município estimada no ano de 2011, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 4777 habitantes, o que classifica Coronel João Pessoa como o 120° município mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o quinto de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e a caatinga é a vegetação predominante no município. Com uma taxa de urbanização de 37,24% (2010), o município contava, em 2009, com quatro estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,592, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O município foi emancipado de São Miguel na década de 1960. O nome é uma referência a João Pessoa de Albuquerque, potiguar nascido em São Miguel e que já exerceu a função de coronel da guarda nacional, agricultor e negociante, presidente da Intendência (1911-1913) e deputado Constituinte.

História da cidade de Coronel João Pessoa Rio Grande do Norte - RN

Desmembrado do município de São Miguel, coronel João Pessoa teve sua origem na metade do século XVIII, com o nome de Baixio de Nazaré, localizado sobre a serra do Camará ou São Miguel, à margem esquerda do rio São Gonçalo. Zona agrícola, foi povoado por posseiros vindos do Ceará, através da Chapada dp Apodi.

O incentivador da região, João Pessoa de Albuquerque, nascido em São Miguel, coronel da guarda nacional, era chefe político local, agricultor e negociante. Foi presidente da Intendência de 1911 a 1913. Deputado Constituintes de 1915 a 1926, bem assim em outras legislaturas. O topônimo é em sua homenagem.

Gentílico: pessoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Coronel João Pessoa ex-povoado de Kágados, pela lei estadual nº 52, de 21-12-1953, subordinando ao município de São Miguel.

Em divisão territorial datada de 1-I-1955, o distrito de Coronel João Pessoa, figura no município de São Miguel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Coronel João Pessoa, por lei estadual nº 3005, de 19-12-1963, desmembrado de São Miguel. Sede no antigo distrito de Coronel João Pessoa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Coronel João Pessoa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Coronel João Pessoa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: