Início » Paraná » Terra Boa


Terra Boa - Paraná



Terra Boa está localizado no noroeste do Paraná, possui uma área de 317.550km² com altitude de 635 metros, com uma posição geográfica de 23º 45 latitude sul e 52º 26 longitude W-GR, fazendo limites com os municípios de Araruna, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Ivatuba, Jussara, Ourizona e Peabiru. O município é banhado pelos rios São Mateus, Taquarimbé, Rio Ivaí (sendo este o principal). Em data de 20 de setembro de 1990 Terra Boa foi elevada à situação de Comarca.

A colonização de Terra Boa, bem como inúmeros municípios do norte do estado, deu-se pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que no ano de 1951 planejou e organizou o patrimônio de Terra Boa. Criando dessa forma uma planta urbana previamente traçada, com espaço reservado para as repartições públicas, centros esportivos e de lazer. Fazendo com que dessa forma atraísse lavradores, a residirem no município.

O nome da Cidade de Terra Boa foi dado por aquela Companhia e traduz o sentido da pujança do solo formado pela terra roxa, própria para a cultura do café e de todos os cereais dos climas tropical e subtropical.

História da cidade de O Município de Terra Boa foi criado em 13 de julho de 1955, conforme Lei n° 2411, desmembrada do Município de Engenheiro Beltrão e está localizada na região Sul do Brasil no Noroeste do Paraná com Latitude Sul 23º a 45º e Longitude Norte 52º a 26º,seu território é de 314.600 m e o solo formado por terra rocha em sua grande parte, próprio para o cultivo de café e cereais de clima tropical e subtropical.

Os primeiros moradores, atraídos pela possibilidade de implantação da cultura do café, chegaram em 1951 e nas décadas de 60 e 70, o município viveu seu maior pico populacional .Após esse período, em decorrências das Geadas, novas culturas, especialmente o soja e trigo foram sendo paulatinamente introduzida e, por serem culturas mecanizadas , utilizando-se de pouca mão de obra, acabaram por geral desemprego e um significativo êxito. Inicialmente da Zona rural para o Município e posteriormente para município vizinhos e outros estados. Atualmente a área rural do Município é cultivada principalmente com soja, trigo, cana-de-açúcar, milho e mandioca. A partir da década de 90 os Censos Demográficos do IBGE apontam o fato de estancamento do êxito rural e da estabilidade da população. O IBGE aponta para Terra Boa no censo de 1991 ima população de 14.249 habitantes, no censo de 1996 uma população de 14.516 habitantes, no ano de 2001 relata 14.631 habitantes e no ano de 2007 relata 14.588 habitantes.

Terra Boa é banhada pelos rios: São Mateus, Taquarimbé, Rio Ivaí e Ribeirões: Cananéia, Pilarzinho, Azul, Ibertioga, Agar e outros.

A atividade econômica do Município de Terra Boa está ligada á agricultura, avicultura, sericicultura, pecuária e industria, atividades estas de suma importância para o desenvolvimento e progresso do Município.

Terra Boa destaca-se também pela qualidade de vida, onde toda população conta com água tratada, iluminação pública de qualidade, 16,26% de rede de esgoto e 95% das vias públicas são asfaltadas, atendimento diferenciado, abrangente e qualitativo nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Terra Boa

Autor do Histórico: ANTôNIO MAIOLI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Terra Boa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Terra Boa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: