Início » Paraná » Santa Terezinha de Itaipu

Santa Terezinha de Itaipu - Paraná

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Santa Terezinha de Itaipu e arredores.

Santa Terezinha de Itaipu é um município do estado do Paraná, no Brasil. É um dos 15 municípios paranaenses que recebem Rotalties da Itaipu Binacional.

Até o dia 2 de maio de 1982 Santa Teresinha de Itaipu, que era chamada de Vila Criciúma, pertencia a Foz do Iguaçu. No dia 3 de maio de 1982 tornou-se independente.

O nome é em homenagem à santa padroeira da cidade, Santa Teresinha. "Itaipu" é uma palavra de origem tupi-guarani, significando "barulho do rio da pedra", através da junção de itá (pedra), ′y (água, rio), e pu (barulho).

História da cidade de Em 1950 a Colonizadora Criciúma Ltda, proprietária de extensa área de terras na imediações de Foz do Iguaçu, e que tinha como objetivo colonizar a gleba. Os primeiros moradores vieram da região de Criciúma, que por muitos anos se denominou esse nome. Em 29 de novembro de 1959 ao ser criado o Distrito Administrativo da localidade, a denominação já era Santa Terezinha. Em 1966 foi criado o Distrito Judiciário. Pela Lei Estadual n° 7572, de 03 de maio de 1982, foi criado o município com território desmembrado de Foz do Iguaçu, instalado em 01 de fevereiro de 1983 e com denominação alterada para Santa Terezinha do Itaipu.

DISTRITOS: Sede; Alvorada do Iguaçu.

Fonte: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Autor do Histórico: JOSé CARLOS KOECHE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: