Início » Paraná » Santa Inês


Santa Inês - Paraná



Santa Inês faz parte do estado do Paraná.

Localizado ao Noroeste do Paraná, sua população estimada em 2006 é de 2.526 habitantes. A cidade fica na divisa com o rio Paranapanema, que também faz divisa com o estado de São Paulo.

O município possui uma estrutura diferenciada dos outros do mesmo estado pelas suas belezas naturais e seu povo hospitaleiro.

História da cidade de Origem Histórica. Os primeiros colonizadores da localidade foram Claro Ferreira Lima, Roberto Bartholomeu Santos Mariano, José Macena, Josafá Mathias de Souza, Manuel Gomes, José Francisco da Silva e outros.

Contribuiu para o desenvolvimento o trabalho desenvolvido pela Companhia Colonizadora Imobiliária de Catanduvas, que adquiriu do Estado, parte das terras do povoado e as loteou. Em 1952, José Gabiate e Salate, residentes em São Paulo adquiriram parte das terras de Claro Ferreira Lima, José Macena e mais de Josafá Mathias de Souza e as transformaram em loteamento urbano.

Em 26 de novembro de 1954, com a criação do município de Itaguajé, o povoado de Santa Inês passou à sua jurisdição. O núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário de Itaguajé no dia 06 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.311.

Em 25 de janeiro de 1961, através da Lei Estadual n.º 4.338, com território desmembrado de Itaguajé, foi criado o município de Santa Inês, sendo instalado a 03 de dezembro do mesmo ano. O nome da cidade é de origem geográfica, em referência ao Ribeirão Santa Inês.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura - Paraná da Gente

Autor do Histórico: GUILHERME ERNESTO TONIN

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Inês: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Inês? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: