Início » Paraná » Rosário do Ivaí


Rosário do Ivaí - Paraná



Rosário do Ivaí faz parte do estado do Paraná.

A região de Rosário do Ivaí recebe os seus primeiros habitantes entre as décadas de 20 e 40. Estes moradores foram provenientes principalmente das regiões de Reserva e Cândido de Abreu, porém outros vieram fixar-se nessas terras.

Apresentavam-se dispersos ou em pequenas aglomerações de casas como na região de Formiga (hoje Boa Vista da Santa Cruz), Pinhal Grande e Vargem Grande, que foram recentemente desmembrados de Rosário do Ivaí, fazendo parte hoje de Rio Branco do Ivaí. Juntamente com a caça e a pesca esse habitantes praticavam a agricultura de subsistência.

História da cidade de Rosário do Ivaí

A região de Rosário do Ivaí recebeu os primeiros habitantes entre a década de 20 e 40 quando moradores provenientes das regiões de Reserva, Cândido Abreu e outras se fixam nessas terras.

Apresentavam-se dispersos ou em pequenas aglomerações de casas como nos casos de Formiga (hoje Boa Vista da Santa Cruz), Pinhal Grande e Vargem Grande que foram recentemente desmembrados de Rosário do Ivaí.

Juntamente com a caça e pesca esses habitantes praticavam a agricultura de subsistência. A única atividade lucrativa consistia em vender os porcos que eram criados em mangueirões pelos chamados ´surfista´ que tocavam as varas até as Formigas, Vargem Grande, Rio Branco ou Faxinal. De lá eram levadas para a comercialização na cidade de Ponta Grossa/PR.

Na década de 60 já se viam lavradores produzindo arroz, feijão e milho cujas produções eram levadas até Apucarana por caminhão em estrada de terra de forma precária.

Na metade da década de 60 viam-se casebres de madeira e palmiteiros como o hotel de Sr. Romão esboçando uma pequena vila.

Formavam-se ruas por onde passavam as pessoas fazenda compras e cavaleiros buscando e levando mantimentos.

O açougue do Francisco Paraíba, a máquina de arroz do Antônio Botega, a farmácia do Feitosa, o bar do Sr. Hilário, o armazém de secos e molhados do Pedro Hass e a vendinha do João Pilat foram algumas das casas comerciais pioneiras que começaram a dar forma a futura cidade de Rosa do Ivaí.

Nessa época começam a fixar-se os descendentes poloneses e ucranianos provenientes do município de Reserva e Cândido de Abreu.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rosário, pela lei estadual nº 7106, de 17-11-1979, com terras desmembradas do distrito de Rio Branco, subordinado ao município Grandes Rios.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rosário, pela lei estadual nº 8399, de 30-10-1986, desmembrado do município de Grandes Rios. Sede no antigo distrito de Rosário. Constituído do distrito sede. Instalado 01-01-1989.

Pela lei estadual nº 8542, de 06-06-1987, o município de Rosário tomou a denominação de Rosário do Ivaí.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Rosário para Rosário do Ivaí, alterado pela lei estadual nº 8542, de 06-06-1987.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Rosário do Ivaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Rosário do Ivaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: