Início » Paraná » Marechal Cândido Rondon

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Marechal Cândido Rondon e arredores.

Marechal Cândido Rondon faz parte do estado do Paraná. Sua população, segundo o Censo de 2010, é de 46.799 habitantes.

A história do município se divide em duas partes, antes e depois da Maripá, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A. Antes da Maripá, a região foi habitada por espanhóis e ingleses, devido ao grande interesse pela exploração da erva-mate e madeira. Os ingleses conseguiram legalidade para a exploração desta região, concebida em dívida do Brasil com a Inglaterra referente à aquisição de equipamento ferroviário.

A região chegou a prosperar, mas com a permanência da Coluna Prestes, a Fazenda Britânia e o Porto Britânia foram destruídos e com isso a região empobreceu e começou a ficar “abandonada”.

História da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR

Os primitivos habitantes vindos do sul do país, chegaram no Município em 1950. Foram eles Antônio Rockenback, Erich Ritscher, Oswaldo Heinrich e Benno Weirich.

A criação, o desenvolvimento e a vida histórica da comunidade estão ligados ao constante trabalho da industria Madeireira Colonizadora Rio Paraná - MARIPá, empresa comercial constituída por gaúchos, liderados por Alfredo Ruaro, Luiz Alberto Dalcanalle, aliados a Curt e Egon Bercht, Willy Barth e Julio Gertun de Azevedo Bastian, que compraram, no inicio de 1945, da Companhia de Maderas Del Alto Paraná, a Fazenda Britânia, com grande área de terras. Através dessa empresa, chegaram na região oestina os primeiros colonizadores, o que se poderia chamar de "Invasão Gaúcha no Oeste do Paraná".

O Município teve seu nome originado do grande e inesquecível desbravador, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. é cognominado Município da Produção pela sua agricultura e pecuária. Os habitantes do Município são chamados de rondonenses.

Formação Administrativa

O Distrito foi criado em 6 de julho de 1953, pela Lei Municipal nº. 17 e o Município, em 25 de julho de 1960, pela Lei Estadual nº. 4.245.

Na ocasião, figurou com os Distritos de Marechal Cândido Rondon (Sede), Margarida, Nova Mercedes, Porto Mendes, e Quatro Pontes. Atualmente, compõem-no os de: Marechal Cândido Rondon (Sede), Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque.

O termo foi criado em 6 de julho de 1953 e a comarca, em 15 de julho de 1968.

Marechal Cândido Rondon - Lei Estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado dos Municípios de Toledo e Foz do Iguaçú.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: