Início » Paraná » Lupionópolis


Lupionópolis - Paraná



Lupionópolis é um município do Estado do Paraná. Encontra-se no Extremo norte do estado, sua população estimada no censo de 2006 era de 4.753 Hab. Lúpionópolis por estar localizado no Extremo norte do Estado e por causa da sua baixa Altitude predominase um Clima SubTropical, onde os Verões são quentes e os Invernos frios raramente enfrentando geadas; no inverno de 1975, a cidade também enfrentou a "Geada Negra" na madrugada de 19 de Julho de 1975, toda a região Norte do Estado enfrentou temperaturas a baixo de 0°C estimase que em Lupionópolis o termometros marcaram -4,5°C . Lupionópolis pertence junto a mais 21 municípios da microregião de Astorga.

A cidade de Luponópolis tem como marco inicial de sua história a cessão de uma gleba de terras requeridas pela Empresa Imobiliária “ANIS ABBUDI & CIA LTDA”, a qual imediatamente mediu e demarcaram a área em lotes, datas sítios formando assim o patrimônio de um plano preestabelecido de colonização e povoamento.

No dia 27 de janeiro de 1951, através da Lei Estadual n° 613 foi criado o Município de Lupionópolis, cujo nome de origem em homenagem ao então Governador do Estado do Paraná, Senhor MOYSÉS LUPION. A 14 de dezembro de 1952, procedeu a instalação oficial do Município, sendo o primeiro prefeito municipal o Sr. Ibraim Abbud Neto, bem como empossados os demais membros da Câmara de Vereadores.

História da cidade de Lupionópolis Paraná - PR

A Empresa Imobiliária Aniz Abud & Cia. Ltda requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná a concessão de uma gleba de terras, denominada Gleba Zacarias de Goes, situada na região, onde atualmente se localiza o Município de Lupionópolis.

Aquela empresa, depois de medir e demarcar os perímetros urbano e rural, mandou construir às suas expensas cerca de 30 por cento das casas do povoado, vendendo-as, juntamente com os lotes, com facilidades de pagamento, aos interessados em se estabelecer na localidade, dando início, assim, a formação do Povoado de Lupionópois.

A venda de terras, tanto na zona urbana quanto na rural, fora incrementada, e a população de Lupionópolis cresceu com rapidez. Dedicando-se às atividades agrícolas, os moradores do novo Patrimônio encontraram, principalmente na cultura do café, o seu mais importante fator de progresso e de riqueza, de tal forma que, em pouco tempo, o patrimônio era elevado diretamente a município.

Assim, em 1951, foi criado o Município de Lupionópolis, pela Lei nº 613 de 27/01/1951,com território desmembrado do de Jaguapitã, permanecendo com a mesma denominação em homenagem ao então Governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion.

Gentílico: lupionopolense ou lupionopolitano

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lupionópolis, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado do distrito de Centenário do Sul, no município de Jaguapitã. Sede no povoado de Lupionópolis. Constituído de 2 distritos: Lupionópolis e Cafeara. Instalado em 14-12-1952.

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembra do município de Lupionópolis o distrito de Cafeara. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n.º 5066, de 09-04-1965, é criado o distrito de Mairá e anexado ao município de Lupionópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Lupionópolis e Mairá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lupionópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lupionópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: