Início » Paraná » Itaipulândia


Itaipulândia - Paraná



Itaipulândia é um município do estado do Paraná, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 8 199 habitantes.

"Itaipulândia" é originário da junção dos termos tupi-guaranis itá (pedra), ′y (água, rio) e pu (barulho) e do termo inglês land (terra).

Os pioneiros de origem europeia vieram para essa região em 1961, migrando de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quando adquiriram o direito de posse de cerca de 800 alqueires da gleba Guairaçá. A primeira denominação foi "Aparecida do Oeste" ("Aparecidinha do Oeste"), um distrito de São Miguel do Iguaçu criado pela Lei Estadual 7 438, de 29 de dezembro de 1980. Emancipou-se através de plebiscito pela Lei Estadual 9 908, de 19 de março de 1992, fundando, assim, o município de Itaipulândia, que teve a instalação administrativa em 1º de janeiro de 1993.

História da cidade de O início da colonização aconteceu em 1961 quando os pioneiros adquiriram direito da posse de cerca de 800 alqueires da gleba Guairacá. As principais culturas desenvolvidas foram fumo, feijão, milho e a mandioca e também a criação de bovinos e suínos. Pela Lei Estadual n° 7438, de 29 de dezembro de 1980, com a denominação de Aparecida do Oeste, foi criado o Distrito Administrativo. Em 19 de março de 1992, através da Lei Estadual n° 9908, foi criado o município com denominação de Itaipulândia e território desmembrado de São Miguel do Iguaçu. A instalação ocorreu no dia 01 de janeiro de 1993.

DISTRITOS: Sede; Lobo.

Fonte: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Autor do Histórico: JOSé CARLOS KOECHE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itaipulândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itaipulândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: