Início » Paraná » Cafelândia

Cafelândia - Paraná

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Cafelândia e arredores.

Cafelândia faz parte do estado do Paraná.

Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, Córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade: CAIXÃO. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antonio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata.

Assim, antes dos primeiros colonizadores, habitavam a região, safristas que se dedicavam ao extrativismo de erva mate, paraguaios e argentinos que comercializavam com os habitantes do local. No ano de 1951, os moradores do local acharam melhor colocar o nome da cidade de CAFELÂNDIA, porque aqui havia grandes plantações de café e é nesta região que praticamente começaram os grandes cafezais paranaenses.Assim, Cafelândia recebeu três nomes: Caixão, Consolata e Cafelândia. A década de 1950 registra um grande fluxo de imigrantes gaúchos, catarinenses, paulistas e outros da região. No final do ano de 1951, chegaram mais famílias para povoar o lugar, movidas pelo sonho da época, o café, ocasião em que optaram por dar o nome ao povoado de Cafelândia.

História da cidade de CAFELoNDIA - PARANá

Etimologia. Cafelândia Palavra híbrida formada pelos termos café e land, acrescida do sufixo nominativo ia. O termo café, que é o fruto do cafeeiro, apresenta diversas formas e origens: no francês café, no árabe qahuã, no turco qahvé e pelo italiano caffé. O termo lând origina-se do inglês e significa terra. O sufixo nominativo ia vem do grego ía e designa qualidade, estado, propriedade, lugar (AN, ABHF, AGC).

Origem Histórica. Em outros tempos, argentinos e paraguaios permearam o território regional por conta do extrativismo da erva-mate. Deve-se aos paraguaios o primeiro nome da localidade: Caixão.

O povoamento efetivo de Cafelândia deu-se a partir de 1948, através das famílias de Daniel Perboni, Noríbio Tomaz, Francisco Krachuski, Benito Fernandes, João Cruz e outros. Em 1951, foi a vez de Fioravante Motter, Guerino Motter e Germano Alba, proveniente de Erechim-RS. Posteriormente vieram da cidade de Taió-SC, as famílias de Ovídio Pianezzer, Caetano e Gregório Squizatto. Com a chegada de novos moradores houve também a mudança de nome da localidade, que passou de Caixão para Cafelândia, em referência aos imensos cafezais que abundavam na terra fértil.

Em 1953, foi construída a primeira capela, sob liderança de Fioravante Motter, e o primeiro pároco que visitou a comunidade, que contava quarenta famílias, foi o pe. Vitoldo. Uma lei municipal , de 7 de outubro de 1961, criou a subprefeitura do lugar, que passou a chamar-se Cafelândia dOeste. A Lei Estadual n.º 4.668, de 31 de dezembro de 1962, criou o distrito judiciário, com denominação simplificada para Cafelândia. O município de Cafelândia foi criado através da Lei Estadual n.º 7.292, de 29 de dezembro de 1979, com território desmembrado de Cascavel e instalado em 1º de fevereiro de 1983.

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - PARANá GENTE

Autor do Histórico: JOSé NICOLETTI

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Cafelândia: Imagens da cidade e Região

imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-1
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-2
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-3
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-4
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-5
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-6
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-7
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-8
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-9
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-10
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-11
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-12
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-13
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-14
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-15
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-16
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-17
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-18
imagem de Cafel%C3%A2ndia+Paran%C3%A1 n-19

Você conhece Cafelândia? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: