Início » Piauí » São José do Piauí

São José do Piauí - Piauí

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de São José do Piauí e arredores.

São José do Piauí é uma cidade e um Município do Estado do Piauí. Encontra-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. O município tem cerca de 7.028 habitantes e 330,719km². Foi criado em 1963.

A origem de São José do Piauí iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Onde hoje é São José existia uma fazenda de criação de gado, chamada fazenda Monte Alegre. O primeiro a comercializar produtos nesta região, como sal, querosene foi o Sr. Antônio Pedro Bezerra. Ele era dono da maioria das terras de São José. Com recursos próprios ele construiu uma capela, onde dois padres trouxeram a imagem do Santo "São José". O povoado foi batizado de São José da Tapera. São José da Tapera era um povoado da cidade de Picos. O vereador de Picos, Sr. Francisco Vicente Pacheco, e representante de São José, com a ajuda de outras pessoas conseguiu elevar em dezembro de 1963 o povoado São José da Tapera em município com o nome de "São José do Piauí", sendo instalado em 12 de abril de 1964.O prefeito nomeado foi o Sr. Manoel José da Silva por um ano de mandato. E em 1965 foi eleito pelo povo o Sr. Antonio João Bezerra, o primeiro prefeito oficialmente no município.

A igreja católica, grande referência da cidade, foi projetada e executada por José Pacheco Bezerra, engenheiro civil e natural da cidade. Como outras obras projetadas por ele, destacamos: a praça do padroeiro São José, a praça Antônio Pedro Bezerra, a praça Zezim Bezerra. Boa parte das edificações mais antigas foram também projetadas por José Pacheco Bezerra.

São José do Piauí

A origem do município de São José do Piauí-PI iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Em 1900 esta região chamada de Baixões, já pertencia ao município de Picos. Em 1910, a família Borges Leal administrava uma fazenda de gado nas Várzeas de Picos, que foi ramificando por todo o município.

Onde é hoje São José do Piauí existia a fazenda Monte Alegre — Núcleo de criação de gado. Sendo assim o município se originou das fazendas de criação de gado. O Sr. Antonio Pedro Bezerra, foi o primeiro comerciante da região, ele comercializava: querosene, sal, potassa e outras coisas importantes da época. O Sr. Antonio Pedro Bezerra era proprietário de uma gleba situada exatamente onde hoje é o Largo São José e redondezas, suas terras na maioria foram loteada pelo mesmo para o povo, pois tinha interesse que esse lugar se desenvolvesse. E assim começou a construção de casinhas feitas de taipa. E o lugar ficou conhecido como Tapera

O Sr. Antonio Pedro Bezerra, com recursos próprios, construiu uma Capela e dois padres trouxeram uma imagem do santo ´São José´, e colocaram na capela, estava formada a base do futuro povoado, que foi batizado com o nome de ´São José da Tapera´. Na década de 40, o progresso da região, era um desejo ardente nos corações te todos que aqui viviam. Outro grande comerciante desta terra foi o Sr. Firmino Inácio Bezerra, que muito fez para o desenvolvimento deste município, pois com recursos próprios abril a primeira estrada carroçal, ligando o Povoado São José do da Tapera a Ipiranga do Piauí.

Com o crescimento do Povoado a Capela até então construída estava ficando pequena, com essa necessidade começaram então um árduo e prazeroso trabalho na construção da Igreja com a participação voluntária do Povoado. E em 31 de janeiro do ano de 1945 a então sonhada Igreja estava pronta. Os Padres José Inácio de Jesus Madeira e Joaquim Rufino dava assistência religiosa no Povoado de seis em seis meses.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Piauí, pela Lei Estadual nº 2562, de 19-12-1963, desmembrado do município de Picos.

Sede no atual distrito de São José do Piauí (ex-povoado de São José).

Constituído do distrito sede. Instalado em 12-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1981, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

São José do Piauí: Imagens da cidade e Região

imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-1
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-2
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-3
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-4
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-5
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-6
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-7
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-8
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-9
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-10
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-11
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-12
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-13
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-14
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-15
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-16
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-17
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-18
imagem de S%C3%A3o+Jos%C3%A9+do+Piau%C3%AD+Piau%C3%AD n-19

Você conhece São José do Piauí? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: