Início » Piauí » Santo Antônio de Lisboa


Santo Antônio de Lisboa - Piauí



Santo Antônio de Lisboa é uma cidade do Estado do Piauí. Criado pela Lei Estadual Nº 2.560, de 19 de dezembro de 1963 e oficialmente instalado em 09 de abril de 1964, desmembrado do Município de Picos, com sede no antigo Povoado de Santo Antônio.

Conhecida como a Capital do Caju, apresenta grande concentração, talvez a maior do Brasil, de área plantada com esse fruto por metro quadrado em um só município. Desde o final da década de 1970 a cidade passou a experimentar discreto incremento em sua economia, em razão do cultivo do Caju. Até que, em meados dos anos 80, essa atividade desenvolveu-se consideravelmente, tendo gerado emprego e renda ao atrair indústrias de beneficiamento da castanha do caju e de produção de sucos e refrigerantes a partir do pedúnculo dessa fruta.

O Atual Município de Santo Antônio de Lisboa originou-se na Fazenda Rodeador, cujas terras foram desbravadas por Joaquim José de Sousa, Manoel Galdino de Maria, Pedro Cipriano da Silva, Elias Cândido de Moura, Manoel Serafim da Silva e Mariano Joaquim da Silva, procedentes da Bahia e de Pernambuco. Em 1920, a exploração da borracha de maniçoba trouxe o progresso à Fazenda Rodeador, ampliando-se o povoamento.

História da cidade de Santo Antônio de Lisboa Piauí - PI

O Atual Município de Santo Antônio de Lisboa originou-se na Fazenda Rodeador, cujas terras foram desbravadas por Joaquim José de Sousa, Manoel Galdino de Maria, Pedro Cipriano da Silva, Elias Cândido de Moura, Manoel Serafim da Silva e Mariano Joaquim da Silva, procedentes da Bahia e de Pernambuco.

Em 1920, a exploração da borracha de maniçoba trouxe o progresso à Fazenda Rodeador, ampliando-se o povoamento.

Por ocasião de uma visita à Fazenda, em 1937, o vigário de Picos, Padre José Limerny, sugeriu à comunidade a construção de uma capela. No ano seguinte, em terreno doado por André Francisco Rodrigues foi celebrada pelo precursor da idéia a primeira missa na capela de Santo Antônio.

Em 1940 Rodeador foi elevada à categoria de povoado, com o nome de Santo Antônio. O desenvolvimento do lugar levou os políticos locais a pleitearem sua emancipação administrativa, em 1963.

Em 1964, o topônimo foi alterado para Santo Antônio de Lisboa por força da legislação federal, que proíbe a duplicidade de nomes em localidades brasileiras.

Gentílico: santo-antoense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santo Antônio de Lisboa, pela lei estadual nº 2560, de 19-12-1963, desmembrado de Picos. Sede no atual distrito de Santo Antônio de Lisboa ex-povoado de Santo Antônio. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-041964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Antônio de Lisboa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Antônio de Lisboa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: