Início » Piauí » Parnaguá


Parnaguá - Piauí



Parnaguá faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 10º13′39" sul e a uma longitude 44º38′21" oeste, estando a uma altitude de 334 metros. A população avaliada em 2004 era de 9 719 habitantes. Possui uma área de 3282,7km².

É uma cidade histórica, e um dos municípios mais antigos do Piauí. Que no passado era chamada de "Vila de Nossa Senhora do Livramento de Paranaguá", elevada à município, foi rebatizada com o nome de Parnaguá - havendo assim uma pequena alteração no seu nome final de Paranaguá para Parnaguá.

Terra natal do Marquês de Paranaguá, João Lustosa da Cunha Paranaguá, figura ilustre e de destaque no cenário nacional do Brasil Império, bem como de seus irmãos: Barão de Paraim e o Barão de Santa Filomena. O Marquês acrescentou o Paranaguá como seu último sobrenome, em homenagem a localidade, passando a chamar-se João Lustosa da Cunha Paranaguá.

História da cidade de Parnaguá - PI

Histórico - As Terras de Parnaguá, habitadas na época da descoberta do Piauí por índios Pimenteiras, Cheréns e Acoroás, foram divididas em sesmarias pelo Governador de Pernambuco, D. Pedro de Almeida, a partir de 1676.

índios Macoazes e Rodelleiros infestaram por bastante tempo os estabelecimentos e as fazendas da região, conhecida na época por sertão de Rodellas. A essas incursões se deve a fundação da Vila de Parnaguá, em 1698.

Em 1751, já existia, na margem ocidental da Lagoa de Parnaguá, a povoação do mesmo nome. integrante da Capitania do Piauí.

Pertencendo primitivamente à Freguesia de São Francisco da Barra do Rio Grande do Sul do Bispado de Pernambuco, foi desmembrada e constituída Freguesia, em 1755.

Seis anos depois, foi criada a Vila, inaugurada no ano seguinte, com a assistência do Ouvidor-Geral da Capitania, Luís José Duarte Freire.

Os nativos e residentes em Paranaguá são chamados parnaguenses .

Gentílico: parnaguaense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Parnaguá, carta régia de 19-061761, sede na vila de Parnaguá. Instalado em 03-06-1762.

Pela lei estadual nº 97, de 25-06-1816, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Corrente, como simples distrito.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Parnaguá, pela lei estadual nº 154, de 16-07-1897, desmembrado de Corrente.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado a vila de Paranaguá, como simples distrito.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Parnaguá figura como distrito do município de Corrente.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Parnaguá, pelo ato da constituição do estado, de 18-06-1935, desmembrado de Corrente. Sede no antigo distrito de Parnaguá. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 29-03-1938.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Parnaguá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Parnaguá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: