Início » Piauí » Monte Alegre do Piauí

Monte Alegre do Piauí - Piauí

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Monte Alegre do Piauí e arredores.

Monte Alegre do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 09º45′14" sul e a uma longitude 45º18′14" oeste, estando a uma altitude de 453 metros. A população avaliada em 2004 era de 10 632 habitantes.

Possui uma área de 2.417,854km².

História da cidade de Monte Alegre do Piaui Piauí - PI

Histórico - Em 1945, existiam na localidade apenas dois casebres de palha, pertencentes à família Romão. No ano seguinte, o garimpeiro João Néri ali chegou, descobrindo rica mina de diamantes. A notícia motivou grande afluxo de pessoas para a região, desenvolvendo-se a exploração de diamantes e carbonados da melhor qualidade.

Inicialmente os garimpeiros se localizaram na Cidade de Gilbués. Proibidos de construir nas zonas urbana e suburbana da Cidade, foram residir em Monte Alegre.

Em 1946, ocorreu o primeiro despacho oficial de diamantes.

Com rápido progresso, a localidade conquistou a categoria de Povoado.

Gentílico: montealegrense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Monte Alegre, lei estadual nº 1133, de 06-06-1955, desmembrado de Gilbués. Sede no atual distrito de Monte Alegre do Piauí expovoado de Monte Alegre. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-06-1955 .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: