Início » Piauí » Jardim do Mulato


Jardim do Mulato - Piauí



Jardim do Mulato faz parte do estado do Piauí.

Jardim do Mulato-PI é um município que foi emancipado em 29 de abril de 1992. Até então era um Povoado chamado de "Mulato" e pertencia a vizinha cidade de Regeneração. O Povoado surgiu na segunda metade do século XIX, quando cearenses faziam rota comercial pelo local em direção a Caxias-MA. eles se hospedavam na casa de um senhor na qual tinha sua família de pele morena e eles os chamavam de mulatos. Daí a origem de "Mulato". Segundo os mais velhos os primeiros habitantes da região onde se instalou o povoado, foram os índios Bragady, como ainda hoje existem descendentes, a família Pracati. Logo depois, várias famílias (Soares,Costa Veloso, Silva, Borba, Pereira, Bispo, Barbosa, etc.), se instalaram no local e o Povoado foi se desenvolvendo a ponto de tornar-se independente. a palavra Jardim, foi dada pelo Dr. Edvar Cavalcante que tinha fortes influencias na região. Jardim se deve pelo verde exumberante nas margens da nossa lagoa (Lagoa do Mulato) sendo assim, o município nomeado de Jardim do Mulato-PI. Desde então o município realizou cinco eleições municipais regulares até o ano de 2008 e uma em caráter extemporâneo em 1 de julho de 2007 após a Justiça Eleitoral ter cassado o titular. Curiosamente o prefeito cassado foi também o primeiro alcaide do município e o eleito em sufrágio complementar já havia exercido o mandato e fora derrotado ao tentar a reeleição.A Zona urbana é composta pelos Bairos: Centro,Mulato Velho, Mimoso I e Mimoso II. já a Zona Rural é composta por vários povoados onde Os principais são: Pitombeira, Mangabeira, Inhuma, Seriema, Lagoa dos Côcos, Baixão das Caraíbas e Zé Ferreira.

O município de Jardim do Mulato-PI, possui a terceira maior lagoa do Piauí: a lagoa do Mulato.

História da cidade de Jardim do Mulato

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Jardim Mulato, em 1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela Lei Estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Regeneração.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Jardim Mulato, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela Lei Estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de Regeneração.

Sede no atual distrito de Jardim Mulato (ex-localidade).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jardim do Mulato: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jardim do Mulato? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: