Início » Piauí » Demerval Lobão


Demerval Lobão - Piauí



Demerval Lobão faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 05º21′30" sul e a uma longitude 42º40′35" oeste, estando a uma altitude de 112 metros. A população avaliada em 2009 era de 13.232 habitantes. Faz parte da Grande Teresina.

Possui uma área de 229,19km². Outrora conhecido como Morrinhos, passou de povoado a cidade recedendo seu topônimo atual em homenagem ao político Demerval Lobão.

História da cidade de Dermeval Lobão Piauí

Em 1877, foragidos de terrível seca, os irmãos Nazário, Marçol e Rodrigo da Costa Azevedo, procedentes de Novo Oriente, Ceará, chegaram à localidade onde hoje está situada a Sede do Município. Por edificarem suas casas numa baixada cercada de pequenos morros, o local ficou conhecido pelo nome Morrinhos.

A cerca de dois quilômetros, na localidade Santa Rita, formava-se outra povoação, que contava com comércio mais adiantado e uma feira-livre. Vários moradores, insatisfeitos com a recusa da doação da área onde estavam situadas suas casas e o galpão de feira, retiraram-se para Morrinhos, onde foram prontamente atendidos.

Com a chegada dos novos moradores, foi organizada uma feira nos moldes da que funcionava em Santa Rita. O comércio crescia a tal ponto que o dia 8 de setembro de 1928, em que se deu a transferência da feira de Santa Rita para Morrinhos, foi considerado o marco divisor da história do povoado.

Logo depois, foi construída a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira da Cidade, em terras doadas por Benedito Luís de Moraes.

Morrinhos era passagem e parada obrigatória dos comboios que se dirigiam para Teresina. A estrada carroçável, ligando a Capital ao Sul do Estado e, mais tarde, a implantação da maior via de transporte do Piauí, fizeram com que Morrinhos se transformasse em importante pólo de progresso da grande Teresina.

A lavoura, a pecuária e a extração de babaçu e tucum eram suporte econômico de vulto que o colocava na liderança na região.

Quando elevado à categoria de Cidade, em 1963, a denominação foi mudada de Morrinhos para Demerval Lobão, em homenagem ao ilustre advogado e político piauiense, Demerval Lobão Veras, falecido em acidente rodoviário nas proximidades de Morrinhos em campanha política ao Governo do Estado.

Gentílico: morrinhense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Demerval Lobão, pela lei estadual nº 2553, de 09-12-1963, desmembrado de Teresinha. Sede no atual distrito de Demerval Lobão ex-localidade de Morrinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1967.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Demerval Lobão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Demerval Lobão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: