Início » Piauí » Curimatá


Curimatá - Piauí



Curimatá faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 10º02′11" sul e a uma longitude 44º18′22" oeste, estando a uma altitude de 328 metros. A população avaliada em 2006 era de 10 615 habitantes. Possui uma área de 2378,9 km². O que corresponde a uma densidade populacional de 4,5 hab./km², em dados de 2006.Curimatá está em sétimo lugar no IDH das cidades do Piauí.

Curimatá foi uma das cidades que mais cresceu de 1991 à 2000 no Piauí. O IDH cresceu muito, passando de 0,588 para 0,680. Hoje é o sétimo maior IDH-M dos municípios do Piauí.

O que pouca gente sabe, é que mesmo com a Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso o "Centro Comercial da Cidade", onde se residia um dos Principais ou se não o principal representante da região, era em torno de 5km de onde hoje está localizada a sede do município; num lugar chamado Curralinho.

História da cidade de Curimatá - PI

Histórico - O atual Município de Curimatá, desmembrado de Parnaguá, teve origem em uma data de terras denominada Geti e adquirida por Damásio de Carvalho Mourão, em 1717, quando ali se instalou. Em 1741, foi construída a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, pelo Capitão-mor Manoel Marques Padilha do Amaral, erguendo-se, em torno dela, pequeno povoado, que recebeu o nome de Curimatá, em virtude do riacho Curimatá, abundante em peixe e que banha o território.

Em 1922, praticamente destruído pela ação de bandoleiros, o povoado só restabeleceu seu desenvolvimento nove anos depois, com a chegada de Abdias Albuquerque. á frente da operação de reconstrução, Abdias instalou um centro comercial para os produtos da região e outros de que a população necessitava.

Em 1937, o professor Samuel Dourado Guerra fundou o Instituto Educacional Julião Guerra, atraindo grande número de famílias da ribeira do Curimatá para a localidade. O Instituto foi outro marco importante na história de Curimatá.

Em 1952, a transferência da Sede do Município de Parnaguá, para Curimatá, não se consolidou. No ano seguinte, foi criado o Município.

Gentílico: Curimataense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Curimatá, pela lei estadual nº 895, de 29-10-1953, desmembrado de Parnaguá. Sede no atual distrito de Curimatá ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Curimatá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Curimatá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: