Início » Piauí » Brasileira


Brasileira - Piauí



Brasileira faz parte do estado do Piauí.

Encontra-se a uma latitude 04º07′54" sul e a uma longitude 41º46′52" oeste, estando a uma altitude de 180 metros. A população avaliada em 2004 era de 6 983 habitantes. Possui uma área de 880,893km².

História da cidade de Brasileira Piauí - PI

O município de Brasileira surgiu graças a implantação da estrada de ferro Central do Piauí, em 1936. Em função de uma estação ali construída a população começou a aglomerar-se próximo ao prédio, pois viam ali oportunidades econômicas. A estrada de ferro funcionou como principal via de escoamento da produção de tucuns, cera de carnaúba, côco babaçu, farinha, milho e peles de animais. As manifestações religiosas começaram a partir da construção de uma capela para Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar. Mas, apesar do desenvolvimento, Brasileira só foi emancipada em 1993. A vegetação predominante é o campo de Cerrado com pequenas manchas de Caatinga.

Gentílico: brasileirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Brasileira, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, com área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4389, de 10-06-1991, desmembrado de Piripiri. Sede no atual distrito de Brasileira ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 0101-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Brasileira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Brasileira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: