Início » Piauí » Anísio de Abreu


Anísio de Abreu - Piauí



Anísio de Abreu faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 09º11′22" sul e a uma longitude 43º02′45" oeste, estando a uma altitude de 440 metros. Sua população do censo IBGE em 2007 era de 8.197 habitantes. Possui uma área de 354,98km².

A principal fonte da Economia Local é Agricultura Familiar, seguida de profissionais da Educação,Aposentados (Beneficiários do INSS), O Comércio Local também tem sua enorme contribuição na geração de empregos e fonte de renda.

Anísio de Abreu teve como seu primeiro prefeito Valdir Ribeiro Dias (Médico, Humanitário e político)

História da cidade de Anísio de Abreu Piauí - PI

A Fazenda Tamanduá, propriedade de Manoel Ribeiro Soares, que se instalou na região atraído pela abundância de maniçobais e pela fertilidade das terras, deu origem ao núcleo.

Manoel Ribeiro integrava a missão comandada por José Dias, para a expulsão dos indígenas da região. Concluída a missão, Manoel Ribeiro distribui terras da fazenda entre seus familiares, que se dedicam à extração da borracha de maniçoba, criação de gado e práticas agrícolas.

Por volta de 1915, com a construção de uma barragem, no local do açude de Anísio de Abreu, a localidade entrou em fase de progresso. Casas foram construídas, comerciantes se estabeleceram, ruas e praças surgiram, transformando Tamanduá em próspero povoado.

Em 1927, foi construída a primeira igreja, que recebeu a Imagem de São João Batista, escolhido Padroeiro da cidade.

Em 1962, Tamanduá passou a denominar-se de Anísio de Abreu, em homenagem ao ex-Governador e Senador Anísio Brito de Abreu.

Gentílico: anisiense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Anísio de Abreu, pela lei estadual nº 2353, de 05-12-1962, desmembrado de Caracol. Sede no atual distrito de Anísio de Abreu ex-povoado de Tamanduá. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Anísio de Abreu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Anísio de Abreu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: