Início » Piauí » Angical do Piauí


Angical do Piauí - Piauí



Angical do Piauí é uma cidade e um município do estado do Piauí. Encontra-se na microrregião do Microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, mesorregião do Centro-Norte Piauiense. O município tem 6991 habitantes (2003) e 212 km². Foi criado em 1954. Limita-se com os municípios de Palmeirais e São Pedro do Piauí ao norte, ao sul Amarante, Regeneração e Jardim do Mulato, a leste Santo Antônio dos Milagres e Jardim do Mulato, e a oeste Amarante. Seu posicionamento geográfico é favorável em vários aspectos, pois encontra-se na região central do Médio Parnaíba, é uma cidade bastante visitada nos períodos festivos: Angifolia e Angical Fest (carnavais fora de época), Carnaval, Semana Santa, Aniversário da Cidade e Festejo.

Sua principal atividade econômica é o comércio, além de outras atividades de pequeno porte como a agricultura e a pecuária. No mês de Julho comemora-se o aniversário da cidade e em Outubro os Festejos da padroeira de Nossa Senhora do Rosário.

A cidade possui muitas áreas de lazer. No mês de carnaval desfila o Bloco do Zé Pereira, (homens vestidos de mulher), bloco tradicional da Rua Marcelino Sousa (Rua das Areias), que desfila em direção ao centro da cidade animando a multidão que segue o bloco. No mês de janeiro ocorre um carnaval fora de época já consagrado na cidade, o Angifolia, que conta com o desfile de dois blocos, "To atoah" e "Papacana".Em Junho ocorre Morrin Fest(Micareta do Bairro Nossa Senhora do Rosário)E em Julho ocorre o Angical Fest.

História da cidade de Angical do Piauí Piauí - PI

A Região de Angical do Piauí teve como primeiros habitantes os índios-pilões, cujos vestígios, tais como: cercas de pedras, furnas e pilões, ainda existem.

Três famílias tradicionais - Gomes, Santos e Soares - sucederam aos índios. Os Gomes, originários do Ceará, foram, inicialmente, representados pelo coronel João Gomes Gonçalves Lemos; os Santos pertenciam à própria localidade e os Soares, procedentes do Maranhão, tiveram como primeiro representante o major Inácio Soares do Nascimento.

Somente em 1944, por iniciativa de Joaquim Gomes da Costa, foi erigida a primeira capela do local, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário.

Atraída pela fertilidade do solo, muita gente para lá afluiu.

Gentílico: angicalense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Angical do Piauí, pela lei estadual nº 1054, de 24-07-1954, desmembrado de Amarante. Sede no atual distrito Angical do Piauí ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-12-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Angical do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Angical do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: