Início » Pernambuco » Serrita


Serrita - Pernambuco



Serrita é uma cidade localizada no sertão do estado de Pernambuco.

Serrita surgiu da ocupação das margens do Riacho Traíras por retirantes das secas da região do Cariri (Ceará), durante o século XIX. O povoado teve início a partir da ocupação de Miguel Torquato de Bulhões, à margem do referido riacho, onde ergueu uma capelinha, na qual o vigário de Salgueiro vinha celebrar a missa.

Em 1892 foi criado o distrito, pelo então Coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio, denominado de Serrinha devido à pequena serra localizada nas proximidades. O distrito pertencia ao município de Salgueiro.

História da cidade de Serrita Pernambuco - PE

No século passado, foragidos das secas que assolavam a região do Cariri, no Ceará, habitantes daquelas localidades se deslocaram em busca de terras para cultivo agrícola e pastagens para a criação de rebanhos. Entre eles, Miguel Torquato de Bulhões, se instalou na margem do Riacho Taíras, dando início, ao povoado.

Erguida uma capelinha, esporadicamente recebia o vigário da Freguesia do Salgueiro, para celebrar a Missa e prestar assistência religiosa.

Em 1896, fixou residência no povoado, o coronel Romão Pereira Figueira Sampaio, acompanhado de seus familiares.

O topônimo Serrinha, conferido ao povoado pelos primeiros habitantes, refere-se a uma pequena serra nas suas proximidades, sendo alterado, meio século depois, para Serrita.

Gentílico: serritense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Serrinha, por lei municipal nº 2, de 16-111892 e por lei municipal nº 38, de 28-10-1898, subordinado ao município de Salgueiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Serrinha figura no município de Salgueiro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serrinha, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado dos município de Salgueiro, Leopoldina e Bodocó e Exu. Sede no antigo distrito de Serinha constituído do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 55, de 23-01-1931, o município de Serrinha é extinto, sendo seu território anexado ao município de Salgueiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Serrinha figura como distrito no município de Salgueiro.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Serrinha, pelo decreto estadual nº 314, de 27-06-1934, desmembrado de Salgueiro. Sede no antigo distrito de Serrinha. Constituído de 3 distritos: Serrinha, Ipuera e Terra Nova. Desmembrado do extinto município de Leopoldina. Extinto pelo mesmo decreto acima citado. Não temos a data de instalação.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 5 distritos: Serrinha, Cachoeiras, Caririzinho, Ipuera e Terra Nova.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, desmembra do município de Serrinha o distrito de Terra Nova. Para formar o novo município de Leopoldina. Sob o mesmo decreto o distrito de Caririzinho passou a denominar-se Caririmirim, o distrito de Cachoeiras a denominar-se Itapemirim.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Serrinha, passou a denominar-se Serrita.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Serrita ex-Serrinha, Caririmirim ex-Caririzinho, Ipuera e Ori ex-Itapemirim exCachoeiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Serrita, Carimirim, Ipuera e Ori.

Pela lei municipal nº 62, de 10-05-1957, é criado o distrito de Sítio dos Moreiras ex-Povoado. Desmembrado do distrito de Carimirim e anexado ao município de Serrita.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Serrita, Carimirim, Ipuera, Ori e Sítio dos Moreiras.

Pela lei estadual nº 4965, de 20-12-1963, desmembra do município de Serrita os distritos do Sítios dos Moreiras e Carimirim. Para formar o novo município de Sítios dos Moreiras.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Serrita, Ipuera e Ori.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Serrinha para Serrita alterado, pelo decreto-lei nº 952, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Serrita: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Serrita? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: