Início » Pernambuco » Santa Cruz


Santa Cruz - Pernambuco



Santa Cruz faz parte do estado de Pernambuco.

No ano de 1829, durante uma peregrinação pelo sertão, dois frades capuchinhos, tiveram que interromper a viagem devido a uma febre que acometeu um deles permanecendo no local por cerca de um mês. Abrigaram-se sob o pé de um juazeiro. Diversas famílias acorriam a eles para assistência espiritual e celebração dos sacramentos e missas. Despediram-se da região deixando uma grande cruz de madeira no local onde se abrigavam.

Esta cruz foi encontrada pelos vaqueiros do fazendeiro José Correia, senhor de muitas terras e escravos que habitava a região. José Correia pediu que trouxessem a cruz à fazenda, colocando-a na capela. A cruz passou a ser objeto de veneração da população local, que visitava a capela em busca de proteção divina. Ao seu redor começou a surgir a povoação. Aos poucos surgiu a festa da Venerada Santa Cruz, que ocorre de 1 a 3 de maio, que além dos rituais religiosos também conta com barraquinhas de comidas típicas e bebidas, bingos, danças, etc.

História da cidade de Santa Cruz Pernambuco - PE

Em 1829 passando por "Santa Cruz" dois frades "capuchinhos" que andavam em peregrinação, pregando a Religião Católica, um deles foi acometido de uma febre e por esse motivo se abrigaram debaixo de um pé de "juazeiro" (árvore, característica da região) que existia defronte ao beco que hoje sai para o Posto Saron - BR. Neste local permaneceram mais ou menos um mês. Durante essa permanência, algumas famílias que ali habitavam em plena "caatinga" iam visita-los. Nessas visitas eram praticadas atos religiosos como: missa, confissões, orações e etc.

Ao se despedirem deixaram nesse mesmo local uma grande CRUZ de madeira forte à qual seria a protetora dos moradores daquela localidade (chamada de Gentil). Nesta localidade morava um rico fazendeiro chamado José Correia. Ele era dono de muitas terras e escravos, portanto, um "Senhor de Engenho" que morava em um enorme casarão com seus filhos...

Após algum tempo que os frades deixaram o "Gentil", alguns vaqueiros que trabalhavam para José Correia, procurando gado pela caatinga deserta, passaram perto do local onde tinham se abrigado os "capuchinhos" e avistaram uma grande Cruz de madeira. Este acontecimento ocorreu no dia 03 de maio de 1829. Um dos vaqueiros (Saturnino) antes de levar a cruz para o patrão contou o que tinha visto, o patrão então deu-lhes ordens para irem pegar a cruz e traze-la para a fazenda. Quando José Correia viu a cruz ficou admirado e mandou colocarem-na capela da fazenda.

Muitas pessoas doentes acreditaram no "milagre" da Cruz e começaram a fazer promessas (para ficar curados de alguma enfermidade, pedidos de benção e etc.). Surgiu assim algumas casas, onde foi se formando uma comunidade.

Surgindo assim a Vila, começarama festejar com atos religiosos a "VENERADA SANTA CRUZ". Com muita festa em maio, nos dias 1, 2 e 3 (barraquinhas de comidas típicas e bebidas, bingos, danças etc.). Como também em setembro quando se festeja no dia 13 a Nossa Senhora de Fátima, com essas festas, com o dinheiro arrecadado, se construiu o "Açude da Venerada" que fica próximo à Vila.

Gentílico: santacruzense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz, pela lei municipal nº 51, de 23-01-1915, subordinado ao município de Ouricuri.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Santa Cruz, permanece no município de Ouricuri.

Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o distrito de Santa Cruz passa a denominar-se Vera Cruz.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Vera Cruz ex-Santa Cruz, permanece no município de Ouricuri.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Vera Cruz passou a denominar-se Curz da Malta.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Cruz da Malta, figura no município de Ouricuri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz, pela estadual nº 10623, 10-01-1991, desmembrado de Ouricuri. Sede no antigo distrito de Santa Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais

Santa Cruz para Vera Cruz alterado, pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938. Vera Cruz para Cruz de Malta alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Cruz de Malta para Santa Cruz alterado pela lei estadual nº 10623, de 01-10-1991.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Cruz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: