Início » Pernambuco » Pombos


Pombos - Pernambuco



Pombos faz parte do estado de Pernambuco. O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Dois Leões e Nossa Senhora do Carmo.

A ocupação desta região remonta ao século XVIII.

Os irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção, proprietários dos primeiros engenhos no local, construiram algumas casas nas margens do rio Água Azul. O povoado foi Chanado de Tubibas. Posteriormente foi comprado pelo padre Galdino Soares Pimentel, que juntamente com os habitantes, construiu capela dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis.

História da cidade de Pombos Pernambuco - PE

O POVOAMENTO dessa área data aproximadamente do século XVIII.

Os irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção, prorietários dos primeiros engenhos banguês nas terras do hoje município de Pombos, construiram algumas casas nas margens dorio água Azul, cujo lugarejo foi denominado TUBIBAS, e que tempos mais tarde quando já tinha 30 casas, foi comprado pelo Padre Galdino Soares Pimentel.

O Padre, junto com os habitantes primitivos, fez construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora dos Impossíveis, até hoje a padroeira do município.

Era grande a abundância de pombos selvagens nas matas circunvizinhas e caçadores vindos da Cidade do Braga (hoje Vitória de Santo Antão), após as costumeiras e bem sucedidas caçadas, diziam:"FIZEMOS O SãO JOãO NOS POMBOS". Esta expressão era usada com tanta frequência , que olugar TUBIBAS passou a chamar-se oficialmente SãO JOãO NOS POMBOS, até quando passou a denominar-se POMBOS.

Gentílico: pomboense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pombos, pela lei municipal nº 168, de 15-06-1908, criados também pela lei municipal nº 192, de 16-05-1914, subordinado ao município de Vitória. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Pombos, figura no município de Vitória. Pelo decreto municipal nº 6, de 08-11-1930, o distrito de Pombos, passou a denominar-se São João dos Pombos. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São João dos Pombos, figura no município de Vitória. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de São João dos Pombos voltou a denominar-se Pombos. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Pombos figura no município de Vitória. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Vitória, passou a denominar-se Vitória Antão. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Pombos permanece no município de Vitóira de Santo Antão ex-Vitória.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pombos, pela lei estadual nº 4989, de

20-12-1963, desmembrado de Vitória de Santo Antão. Sede no antigo distrito de Pombos. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-02-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 132, de 30-12-1968, é criado o distrito de Nossa Senhora do Carmo e anexado ao município de Pombos.

Pela lei municipal nº 133, é criado o distrito de Dois Leões e anexado ao município de Pombos. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Pombos, Dois Leões e Nossa Senhora do Carmo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais

Pombos para São João dos Pombos alterado, pelo decreto municipal nº 6, de 08-11-1930. São João dos Pombos para Pombos alterado, pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938.

Transferência distrital.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Vitória passou a denominar-se Vitória de Santo Antão, passando o distrito de Pombos a pertencer ao município de Vitória de Santo Antão.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pombos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pombos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: