Início » Pernambuco » Machados


Machados - Pernambuco



Machados faz parte do estado de Pernambuco limita-se ao norte e a oeste com Orobó, ao sul com São Vicente Férrer, ao sudeste com Bom Jardim,e a leste com Vicência.

O principal meio de subsistência da cidade é a monocultura da banana, sendo quase em todo o seu território. É dos maiores produtores de banana do Brasil, por causa do seu clima frio, apesar de estar próximo aos trópicos.

O artesanato é rico, sendo alimentado pelos produtos produzidos com a folha da banana, são fábricados manualmente diversos modelos de caixinhas, e vários outros tipos de artefatos. A religião predominante é a Católica, onde também encontramos Envangélicos e Espíritas. A festa do padroeiro São Sebastião acontece no mês de Janeiro, sempre no último final de semana, a procissão atrai vários moradores no domingo, logo após a Missa de Encerramento inicia-se a festa pública onde no palco apresentam-se artistas regionais e nacionais. A festa hoje é associada da Igreja Católica com a Prefeitura Municipal (durante muitos anos era unicamente da Igreja). A Festa da Banana é realizada todos os anos, normalmente no mês de Novembro ou Dezembro, organizada pela Prefeitura Municipal, dura três dias e atrai milhares pessoas.

História da cidade de Machados Pernambuco - PE

Nosso município está localizado em terras do antigo ENGENHO BOM DESTINO, pertencia ao município de BOM JARDIM.A sede, próxima ao ENGENHO MACHADO (de propriedade da família do mesmo nome), recebe o nome MACHADOS em virtude de tal aproximação.O marco zero do nosso município, encontra-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional.

A primeira casa, construída por MANOEL JOãO RODRIGUES DO NASCIMENTO, data do ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato, despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a VILA MACHADOS.

A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevado a categoria de vila.

Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.

Gentílico: machadense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Bom Jardim o distrito de Machados.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Machados permanece no município de Bom Jardim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Machados, pela lei estadual nº 4994, de 20-12-1963, desmembrado de Bom Jardim. Sede no antigo distrito de Machados. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-11-1964.

Em divisão territorial datada de I-I-1980, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Machados: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Machados? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: