Início » Pernambuco » Macaparana


Macaparana - Pernambuco



Macaparana faz parte do estado de Pernambuco. Encontra-se a uma latitude 07º33′17" sul e a uma longitude 35º27′11" oeste, estando a uma altitude de 350 metros. A população avaliada em 2004 era de 23335 habitantes. O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Pirauá, Poço Comprido e Nova Esperança.

Possui uma área de 126km².

O primeiro registro que se tem da formação de Macaparana data do final do século XIX (1879) quando o almocreve Manoel Panguengue construiu um rancho de taipa em terras do engenho Macapá, propriedade de fazendeiro José Francisco do Rego Cavalcanti.

História da cidade de Data de Criação:11/09/1928.lei estadual de n°1.931, de 11 de Setembro de 1928,criou o Municipio de São Vicente,Comnstituido dos Distritos de São Vicente e Macapa,desmembrados do Municipio de Timbaúbae parte do Vale do Siriji,que integrava o Municipio de Bom Jardim.A sua instalação ocorreu em 01 de Janeiro de 1929.Pelo decreto Estadual de n°.57,de 21 de Abril de 1931,Foi Macapa elevado a categoria de Cidade e para la foi a sede do Municipio de São Vicente.Pelo decreto Estadual de n°.952,de 31 de Dezembro de 1943,Macapa Passou a denominar-se Macaparana.Assim,São Vicente passou a condição de simples distrito,pois,já em 1938,o decreto-lei estadual de n°.92,de 31 de Março,no quadrodo mesmo anexo,considerava São Vicente como distrito de Macapa(posteriormente,Macaparana).Pela lei Estadual de n°.1.818,de 29 de Dezembro de 1958,e que São Vicente passou a constituir-se em Municipio autonomo,com a denominação de São Vicente Ferrer.Administrativamente,o Municipio e formado pelo distrito sede e pelos Povoados deNova Esperança,Piraua e Poço Comprido.Anualmente,no dia 11 de Setembro,Macaparana comemora a sua emancipação politica.Localização.Mesorregião.Mata.Microrregião.Mata.Setentrional.Região de Desenvolvimento.Mata Norte.

Limites Municipais.Norte.Estado de Paraiba.Sul.São Vicente Ferrer e Vicência.Leste:Timbaúba.Oeste:Estado da Paraiba.

Aspectos Culturais.feira Livre:Sabado.Padroeira:Nossa Senhora do Amparo(3° Domingo de Novembro)Festas:N.Sra.do Amparo;Carnaval;Natal;Festa Reis.Atrativos:Engenhos e Usinas.Sitios Historicos:Local Zona Rural.Eng.Monte Alegre/Capela.Também se comemora o São João na tradicional casa de Rebouco.

Fonte: Perfil Municipal

Autor do Histórico: LOURINALDO BEZERRA DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Macaparana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Macaparana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: