Início » Pernambuco » Garanhuns

Município de Garanhuns

Tudo sobre Garanhuns - Estado de Pernambuco


Garanhuns é um município que pertence ao Estado de Pernambuco, o tamanho total de seu território é 458,552 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 138.983 habitantes, quem nasce em Garanhuns (gentilício) chama-se: garanhuense.
As coordenadas geográficas de Garanhuns, Pernambuco são: latitude: -8.88243 e longitude: -36.4966, atualmente a cidade é administrada por IZAIAS REGIS NETO do PTB.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Garanhuns por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Garanhuns faz parte do estado de Pernambuco. Distante 228 km da capital pernambucana, Recife.

Localizando-se na região montanhosa do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Outras alcunhas são Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.

Garanhuns foi a terra natal do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu quando o atual município de Caetés era um distrito integrante.

História da cidade de Garanhuns

Remontam ao século XVII as primeiras penetrações nas terras do atual Município de Garanhuns, primitivamente habitadas, presume-se, por um ramo dos cariris. Fugindo provavelmente ao jugo holandês e a escravidão, brancos e negros iniciaram o povoamento da região. Posteriormente, novas levas de escravos foragidos estabeleceram-se nos brejos, em aldeamentos esparsos.

Em 1658, o mestre-de-campo Nicolau Aranha Pacheco, o capitão Cosmo de Brito Cação, Antonio Fernandes Aranha e Ambrósio Aranha de Farias obtiveram de André Vidal de Negreiros, então Governador da Capitania de Pernambuco, uma sesmaria de 20 léguas de terras, em dois lotes, um nos campos dos Garanhuns e outro no Panema. Na sesmaria dos Garanhuns, fundou-se uma fazenda com a denominação de Sítio do Garcia, no local onde hoje se encontra a sede do Município.

Tudo indica, que a fazenda estivesse em franco desenvolvimento quando, por volta de 1670, foi destruída pelos quilombolas dos mocambos de Curica Zumbi, Alto do Magano e outros, passando a ser chamada, daí por diante, Tapera do Garcia, denominação simplificada para Tapera, como ainda hoje é conhecida.

A Guerra dos Palmares prejudicou sensivelmente o progresso da região, pois as fazendas ali localizadas estavam sob a ameaça constante de depredações, saques e morticínios, que obrigavam seus proprietários a abandoná-las, juntamente com a população branca.

Exterminados, em 1696, os últimos redutos negros, parece que a região se recuperou rapidamente, porquanto já em 1699, conforme F. A. Pereira da Costa, era expedida Carta Régia criando Varas de Juízo, ou Julgados, em diversas freguesias do sertão entre elas Garanhuns, sede da Capitania do Sertão de Ararobá, como era conhecida toda a zona entre

o Cimbres e o Pajeú das Flôres.

Em 1704, a Tapera do Garcia foi comprada pelo Coronel Manoel Pereira de Azevedo, passando vários anos mais tarde, por morte deste, a ser administrada por sua viúva, D. Simoa Gomes de Azevedo, figura em torno da qual há um misto de lenda e história. A ela se deve a doação de um trecho de terras de meia légua em quadro à Confraria das Almas da Matriz de Garanhuns, no local onde posteriormente se construiu a cidade.

Com a criação da Vila de Cimbres, em 1762, e sua instalação no ano seguinte, Garanhuns deixou de ser a sede da Capitania do Sertão de Ararobá para ser apenas sede da Freguesia de Santo Antônio de Garanhuns. Graças, porém, a fertilidade do solo, ao seu magnífico clima e a excelência de suas águas, continuou a desenvolver-se, sendo elevado, em 1796, à condição de sede de vicariato.

Sobre a palavra Garanhuns, há muita controvérsia quanto a procedência do topônimo Garanhuns. Segundo o Professor João de Deus Oliveira Dias é ele originário do nome de uma tribo cairu, da raça cariri ou quiriri que habitava a serra no começo da colonização, "que pela corruptela típica deu Guiranhu ou Unhannhu, de Guirá-Guará, ave vermelha pernalta, aquática (guara rubra-Linneu) e Anhu ou anhun-anum, pássaro preto, crotófago (Crotophaga ani Marcgrave) que habitavam o vale do Rio Mundaú, perto da sua nascente, local da primitiva aldeia".

Já o Dr. Mário Melo, em sua Toponímia Pernambucana, diz: "Garanhuns - (Mun. e cidade) - Corr. Guirá-nhum, os pássaros pretos (Theodoro Sampaio, 124) - Alfredo de Carvalho". A derivação deve ser Guara-nhum, indivíduo preto, aplicada no quilombo da serra, pois ainda hoje os índios carnijós de águas Belas conhecem Garanhuns como Claiô, no seu dialeto Iatê-clai, branco lô, não; não branco, escuro, preto, aplicado aos quilombos. Convém ainda notar que a serra de Garanhuns era conhecida pelo nome da tribo garanhuns, de origem cariri, que a habitava.

Gentílico: garanhuense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Garanhuns, por Carta Régia de 10-03-1811. Sede na povoação de Garanhuns. Instalada em 17-12-1813.

Pela lei provincial nº 204, de 26-07-1848, é criado o distrito de Correntes e anexado a Vila de Garanhuns. Pela lei nº 1243, de 27-05-1879, desmembra da vila de Garanhuns o distrito de Corrente. Elevado à categoria de município.

Pela lei provincial nº 1.309, de 1874, a sede municipal era elevada à categoria de cidade.

Pela lei municipal nº 42, de 22-12-1908, são criados os distritos de Brejão de Santa Cruz e Segismundo Gonçalves.

Em divisão administrativa referente ao de 1911, o município é constituído de 5 distritos: Garanhuns, São João, Brejão de Santa Cruz, Segismundo Gonçalves e Serrinha.

No quadro do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o município é constituído de 5 distritos: Garanhuns, São João, Brejão (ex-Brejão de Santa Cruz), Angelim ex-Segismundo e Serrinha.

Em divisão administrativa de 1933, o município é constituído de 5 distritos: Garanhuns, São João, Brejão de Santa Cruz, Serrinha de São Luiz Gonzaga ex-Serrinha e São Caetano.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 9 distritos: Garanhuns, Boa Vista, São João, Brejão, Itacoatiara, ex-Serrinha de São Luiz Gonzaga, São Caetano, São Pedro, São Vicente Ferrer e São José de Baraúnas.

Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o distrito de São Caetano passou a denominar-se Caetés o distrito de Serrrinha a denominar-se Itacoatiara. Ainda sob o mesmo decreto extingui o distrito de Boa Vista, sendo seu território anexado ao distrito sede do de Garanhuns.

Pelo dcreto-lei estadual n 235, de 09-12-1938 distrito de São José de Baraúnas passou a denominar-se Miracica.

Pelo decreto-lei estadual n 952, de 31-12-1943, o distrito de São Vicente Ferrer passou a denominar-se Iratama. Sob o mesmo decreto-lei o distrito de Itacoatiara passou a denominar-se Paranatama. Ainda sob o mesmo decreto altera a denominação de São Pedro para Itacatu.

No quadro fixado para vigorar no período 1944-1948, o município é constituído de 8 distritos: Garanhuns, Brejão, Caetés, Iratama ex-São Vicente Ferrer, Itacatu ex-São Pedro, Miracica, Paranatama ex-Itacoatiara e São João.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o município é constituído de 8 distritos: Garanhuns, Brejão, Caetés, Iratama, Itacatu, Miracica, Paranatama, São João.

Pela lei estadual nº 3280, de 25-11-1958, desmembra do município de Garanhuns o distrito de São João. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 3337, de 31-12-1958, desmembra do município de Garanhuns o distrito de Brejão. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Garanhuns, Caetés, Iratama, Itacatu, Miracica e Paranatama.

Pela lei estadual nº 4944, de 20-12-1963, desmembra do município de Garanhuns o distrito de Paranatama. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 4987, de 20-12-1963, desmembra do município de Garanhuns o distrito de Caetés. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Garanhuns, Iratama, Itacatu e Miracica.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-I-1979.

Pela lei estadual n 9281, de 21-06-1983, o distrito de Itacatu passou a denominar-se São Pedro.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 4 distritos: Garanhuns, Iratama, Miracica e São Pedro ex-Itacatu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Garanhuns,PE

87

Como fazer uma ligação para a cidade de Garanhuns:

0+Operadora+87+Telefone de destino

Como ligar para Garanhuns pela

CTBC Telecom:012 + 87 + telefone
Vivo:015 + 87 + telefone
Aerotech:017 + 87 + telefone
Claro:021 + 87 + telefone
GVT:025 + 87 + telefone
Oi Telemar:031 + 87 + telefone
TIM:041 + 87 + telefone
Sercontel:043 + 87 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Garanhuns-PE

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Garanhuns Pernambuco o CEP geral é 55293000.

Prefeitura Municipal de Garanhuns

Endereço: Av. Santo Antônio, 126, Centro, Garanhuns - PE, CEP: 55293000
Telefone / Fax: (87) 3762-7005
Prefeito: IZAIAS REGIS NETO do PTB

Médicos no município de Garanhuns - Pernambuco

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde garanhuense.

Relação de Cartórios no município de Garanhuns PE

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Garanhuns com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Garanhuns Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Garanhuns-PE, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Garanhuns

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Garanhuns, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Garanhuns

Vaga de Vendedor Externo - Salário: R$ 1712.14 - 2994.54 por mês
Vaga cadastrada em 21/04/2019
Garanhuns - PE

Atribuições Trabalhar visitando e prospectando cliente. Código da vaga: V02305637 Anunciada em: 20/04/2019 vaga Auditada....

Site Manager
Vaga cadastrada em 17/04/2019
Garanhuns - PE

Atividades Responsável pelo planejamento e execução da implantação dos recursos de campo para atender as métricas dos clientes e negócios; Desenvolver previsão de longo alcance para as necessidades de recursos da região; Desenvolver e e...

Consultor de Negócios I – GARANHUNS / PE
Vaga cadastrada em 17/04/2019
Garanhuns - PE

Pré-requisitos: Ensino médio completo; Experiência com vendas externas; Veículo próprio (carro ou moto) e CNH em dia; Conhecimento em Pacote Office e Internet. Atividades: Atuar com venda consultiva; Prospectar e credenciar estabe...

Vaga de Vendedor de Loja - Salário: R$ 1100 por mês
Vaga cadastrada em 17/04/2019
Garanhuns - PE

Atribuições Características do vendedor de material de construção: O vendedor tem que prestar um atendimento de qualidade. Ter conhecimentos para tirar as dúvidas, passar segurança, confiança e conseguir atingir o target esperado. Assim é...

Site Manager
Vaga cadastrada em 17/04/2019
Garanhuns - PE

Atividades Responsável pelo planejamento e execução da implantação dos recursos de campo para atender as métricas dos clientes e negócios; Desenvolver previsão de longo alcance para as necessidades de recursos da região; Desenvolver e e...

CONSULTOR DE VENDAS (SALES CONSULTANT I)GARANHUNS- PE
Vaga cadastrada em 15/04/2019
Agibank - Garanhuns - PE

Empresa contratante: Soldi/Promil Promotora de Vendas Quem somos nós? Somos um banco ágil, disruptivo e digital. Um banco ético, que tem orgulho de reconhecer e valorizar as histórias de cada pessoa com quem se relaciona, são mais de 3 ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Garanhuns

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Garanhuns, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Garanhuns do Estado de Pernambuco

Condições de Tempo Hoje (23/04/2019), Garanhuns - PE:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 25º C
Humidade do Ar: 71%
Velocidade do Vento: 19 km/h

Previsão para os próximos dias:

24/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 27 Min: 19
25/04/2019 - Nublado. Max: 25 Min: 18
26/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 25 Min: 18
27/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 26 Min: 18
28/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 26 Min: 18

Municípios vizinhos de Garanhuns

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Garanhuns-PE em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

São João - 14.4 km
Paranatama - 17.8 km
Brejão - 18.0 km
Caetés - 18.2 km
Jucati - 20.0 km
Jupi - 21.3 km
Capoeiras - 22.0 km
Angelim - 22.6 km
Saloá - 23.5 km
Palmeirina - 23.7 km
Terezinha - 24.0 km
Calçado - 24.3 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Garanhuns: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Garanhuns através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Garanhuns Pernambuco n-1
imagem de Garanhuns Pernambuco n-2
imagem de Garanhuns Pernambuco n-3
imagem de Garanhuns Pernambuco n-4
imagem de Garanhuns Pernambuco n-5
imagem de Garanhuns Pernambuco n-6
imagem de Garanhuns Pernambuco n-7
imagem de Garanhuns Pernambuco n-8
imagem de Garanhuns Pernambuco n-9
imagem de Garanhuns Pernambuco n-10
imagem de Garanhuns Pernambuco n-11
imagem de Garanhuns Pernambuco n-12
imagem de Garanhuns Pernambuco n-13
imagem de Garanhuns Pernambuco n-14
imagem de Garanhuns Pernambuco n-15
imagem de Garanhuns Pernambuco n-16
imagem de Garanhuns Pernambuco n-17
imagem de Garanhuns Pernambuco n-18
imagem de Garanhuns Pernambuco n-19

Você conhece Garanhuns? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: