Início » Pernambuco » Feira Nova


Feira Nova - Pernambuco



Feira Nova faz parte do estado de Pernambuco.Com uma pequena população que vive de modo simples e hospitaleiro, apresentada mais a frente, possui como atividade primordial, a produção de farinha de mandioca, sendo esta atividade a fonte de renda de uma parte da população, demais atividades desenvolvidas no município são o comércio, a agricultura familiar e o serviço público.

O padroeiro do Município é São José, sendo comemorado o seu dia, 19 de março, com uma festa local. Outras datas comemoradas com festa pela população local são o carnaval, os festejos juninos, a festa da Farinha (30 de setembro) e as Festas de final de ano.

Feira Nova é a típica cidade do interior brasileiro, com baixo índice de violência, onde quase toda população se conhece e um lugar ideal para se fugir da agitação das grandes cidades, descansar e fazer novos amigos.

História da cidade de Feira Nova Pernambuco - PE

O povoamento inicial do território hoje município de Feira Nova, deve-se a lavradores que cultivavam em culturas de subsistência e de modo rudimentar. Os primeiros caminhos que cortaram essas terras, serviam ao trânsito de gado entre Limoeiro e Vitória, e ao longo deles foram surgindo as casas.

No local onde hoje se espalha a cidade de Feira Nova, fixou-se um cidadão por nome de Joaquim Botelho que ali instalou uma casa de comercio, e, o seu tino comercial, ao ver surgir em volta de sua casa uma povoação a qual foi dados o nome de JARDIM, levou o Sr. Joaquim apoiado pelos Srs. Francisco Marinheiro, Manoel Almeida, José Gomes e Urbano Barbosa, a iniciar no povoado, aos domingos, uma feira, que com o passar do tempo veio a ser frenquentada pelos moradores de toda a vizinhança. Esta feira teve início por volta de 1906.

O povoado cresceu em função da feirinha, e como em outro local do município havia a feira antiga e tradicional, o pessoal ao dizer que ia para a feira de Joaquim Botelho, dizia ir para a "feira nova". A denominação de Jardim só veio a ser mudada para FEIRA NOVA no ano de 1938.

Gentílico: feira-novense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jardim, pela lei estadual n 1931, de 11-09-1928, subordinado ao município de Glória do Goitá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Jardim figura no município de Glória do Goitá.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de Jardim passou a denominar-se Feira Nova.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Feira Nova figura no município de Feira Nova.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Feira Nova, pela lei estadual nº 4945, de 20-12-1963, desmembrado de Glória do Goitá. Sede no antigo distrito de Feira Nova. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Jardim para Feira Nova alterado, pelo decreto-lei estadual n 235, de 09-12-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Feira Nova: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Feira Nova? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: