Início » Pernambuco » Carnaubeira da Penha


Carnaubeira da Penha - Pernambuco



Carnaubeira da Penha faz parte do estado de Pernambuco.

Encontra-se a uma latitude 08º19′09" sul e a uma longitude 38º44′41" oeste, estando a uma altitude de 446 metros. A população avaliada em 2009 era de 12.451 habitantes. Possui uma área de 1010km².

A ocupação do território acompanhou o ciclo da pecuária, que iniciou nesta região após a expulsão dos holandeses (1654), a partir da Casa da Torre. Os Garcia D´Ávila concederam grandes extensões de terra a seus familiares pelos vales do São Francisco e Pajeú, estabelecendo as primeiras fazendas. Estas ocupações enfrentaram a resistência dos índios que viviam no Vale do Pajeú, do Piancó e do Piranha entre 1694 e 1702, na chamada "guerra dos bárbaros". Esta resistência fez com que muitos abandonassem suas fazendas. A mando da Casa da Torre, o fazendeiro do São Francisco, o coronel Manoel Araújo de Carvalho, combateu os índios e retomou as terras. Os fazendeiros e vaqueiros tornaram a ocupá-las.

História da cidade de Carnaubeira da Penha Pernambuco - PE

No século passado, o prefeito de floresta, o Coronel Casé, criou o Distrito da Penha , pela Lei Municipal nº 02, em 11-04-1896. Onde já existia uns casebres, dando origem ao Distrito. Formada uma pequena comunidade pertencente ao Município de Floresta - PE.

As atividades dos primeiros povoadores eram baseadas na agricultura de subsistência, onde se cultivava feijão, algodão, milho, arroz, mandioca e batata-doce.A pecuária era a principal atividade econômica, destacando-se os rebanhos bovinos e caprinos.

A sua população é formada por brancos, caboclos e índios. Encontra-se uma pequena população de negros na Serra do Arapuá. A população da Serra de Umã é formadaprincipalmente por índios, onde se encontra a Reserva Nacional dos íNDIOS ATIKUM.

A origem do nome Carnaubeira foi por existir uma grande quantidade de Carnaúbas na região, no início do seu povoamento. E Penha foi em homenagem a Nossa Senhora da Penha, a escolhida como sua padroeira, ficando com o nome do município Carnaubeira da Penha.

Gentílico: carnaubeirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Carnaubeira, pela lei municipal nº 2, de 1901-1948, criado com terras do extinto distrito de Barra do Silva, subordinado ao município de Floresta.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Carnaubeira, figura no município de Floresta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaubeira da Penha, pela lei estadual nº 10626, de 01-10-1991, desmembrado de Floresta. Sede no antigo distrito de Carnaubeira, atual Carnaubeira da Penha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Carnaubeira para carnaubeira da Penha alterado, pela lei estadual nº10626, de 01-10-1991.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Carnaubeira da Penha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Carnaubeira da Penha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: