Início » Pernambuco » Camocim de São Félix


Camocim de São Félix - Pernambuco



Camocim de São Félix faz parte do estado de Pernambuco.

Inicialmente, Camocim de São Félix era um ponto de passagem de tropeiros a caminho de Bonito (Pernambuco).

Segundo fontes históricas, a ocupação das terras iniciou-se por volta de 1890. Fazendeiros oriundos de Bezerros avaliaram a possibilidade de cultivar café na região, devido ao clima frio, à altitude e o terreno propício. Estabeleceram-se logo após a serra do Aires e da Palmeira, no sítio Palmeira.

História da cidade de Camocim de São Felix Pernambuco - PE

Fontes históricas indicam que por volta de 1890, alguns proprietários residentes em Bezerros passaram a se interessar pela exploração da cultura do café, a cuja aclimatação se prestavam as terras que ficavam após as serras do Aires e da Palmeira, em virtude da altitude, do clima frio e do solo propício àquela rubiácea. Instalaram-se no planalto logo após o último degrau da serra da Palmeira, cujo nome deu à localidade mais próxima daquele rincão, conhecido atualmente por sítio da Palmeira.

Com a presença dos tropeiros que viajavam em direção a Bonito e localidades vizinhas, surgiram os primeiros contatos de trabalho, a convite dos proprietários que ali se fixaram, com a finalidade de transportar materiais de construção necessários às primeiras benfeitorias, dando sequência à construção de casas de morada para os recém-chegados. Em 1895, com o florescimento do povoado, deu-se a edificação de uma igreja, em homenagem a São Félix de Cantalice, sendo concluída em 1898.

A mais provável origem do topônimo é a que se refere ao vocábulo indígena, derivado de caa "pau" e mocina "polir", significando "pau lavrado".

De início, o povoado tinha o nome de Camocim, posteriormente, passou a ser conhecido por Vila de Camocituba. Finalmente, em 1963, com a emancipação política, teve o nome alterado para Camocim de São Félix.

Gentílico: camocinense ou camociara

Formação Administrativa

Distrito foi criado com a denominação de Camocim, pela lei municipal nº 2 de 20-04-1893, subordinado ao município de Bezerros. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Camocim figura no município de Bezerros. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Camocim passou a denominar-se Comocituba. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Comocituba permanece no município de Bezerros. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Camocim de São Felix, pela lei estadual nº 1818, de 30-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 29-12-1953, desmembrado de Bezerros. Sede no atual distrito de Camocim de São Feilix ex-Camocituba. Constituído do distrito sede. Instalado em

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração toponímica distrital

Camocim para Camocituba alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943.Camocituba para Camocim de São Felix alterado, pela lei estadual nº 1818, de 29-12-1953,confirmado pela lei estadual nº 1819, de 30-12-1953.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Camocim de São Félix: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Camocim de São Félix? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: