Início » Paraíba » Vista Serrana


Vista Serrana - Paraíba



Vista Serrana faz parte do estado da Paraíba, localizado na Região Metropolitana de Patos. Encontra-se a uma latitude 06º44′18" sul e a uma longitude 37º34′00" oeste, estando a uma altitude de 240 metros. A população avaliada em 2009 era de 3.364 habitantes. Possui uma área de 61km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Vista Serrana Paraíba - PB

Em fins do século XVII, o destinto desbravador Teodósio de Oliveira Ledo, dominou a tribo dos Pêgas que habitava esta região, deixando marcas de sua passagem. Não tendo havido progresso.

Por volta de 1923, o senhor Manoel Medeiros de Araújo proprietário do sítio do Salamandra, onde hoje é a sede do município de Vista Serrana, construiu em suas terras uma capela, com devoção a Nossa Senhora do Desterro, um cemitério e uma escola que eram visitados por moradores da região.

O nome primitivo do município, Desterro de Malta, foi dado em homenagem a Nossa Senhora do Desterro, atual padroeira do município.

A povoação foi se formar a partir do ano de 1929, quando os senhores João Francisco Filho, Severino de Brito Guerra e Luis Rato construíram algumas casas próximo a capela, sendo seus moradores realizadores de uma grande feira que acontecia nos fins de semana, chamado a atenção de todos da região, inclusive das cidades de Pombal, Malta e Patos, onde eram comercializados cereais em grande quantidade. Essa feira levou ao lugarejo, progresso e desenvolvimento, fazendo com que o mesmo conquistasse a sua emancipação política em 1963.

Este município deu início ao desenvolvimento nos seus diversos segmentos, somente a partir de 1983.

Gentílico: vista-serranense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Desterro da Malta ex povoado, pela lei estadual nº 3050, de 17-06-1963, desmembrado de Malta. Sede no atual distrito Desterro da Malta. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-06-1963.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-01-1991.

Pele lei estadual nº 5529, de 27-12-1991, o município de Desterro da Malta passou a denominar-se Vista Serrana.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Desterro Malta para Vista Serrana alterado, pela lei estadual nº 5529, de 27-12-1991.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vista Serrana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vista Serrana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: