Início » Paraíba » Serra Redonda


Serra Redonda - Paraíba



Serra Redonda é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE em 7.030 habitantes, distribuídos em 56 km² de área.

A colonização do lugar deve-se aos irmãos portugueses Pedro de Azevedo Cruz e Alexandre José Gomes da Cruz, chegados do Recife à vila de Ingá (hoje município), na época pertencente a Pilar. Em penetração que fez ao interior, descobriu um morro de forma arredondada, daí ter batizado o lugar de Serra Redonda. Fundaram um sítio a que deram o nome de "Cafula", dedicando-se à agricultura e à criação de gado. Em torno desse sítio, nasceu e floresceu uma povoação. Construíram logo uma capela em devoção a São Pedro. Em torno deste sítio nasceu e floresceu um povoado.Serra Redonda foi a mais importante aglomeração da Vila do Ingá..

De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 7.050 habitantes. Área territorial de 56km².

História da cidade de Serra Redonda Paraíba - PB

No início do ano de 1780, chegaram à vila de Ingá, os irmãos portuguêses, Alexandre José e Pedro de Azevêdo Cruz, este, visitando o interior, encontrou, entre o rio Gurinhém e Pedra Lavrada uma bela elevação que por sua forma, denominou-a de Serra Redonda e nas proximidades, resolveu estabelecer-se, construindo sua residência. Requereu do então governador da Capitania Jerônimo José de Melo e Castro, a doação de uma sesmaria que foi obtida pela concessão nº 773 e mais tarde, em companhia de Manoel da Costa Travassos, Paulo Travassos e Antônio Gonçalves de Medeiros, obteve outra doação, de nº 865, que recebeu o nome de Cáfula. A partir daí, nas proximidades da casa de Pedro Azevedo, desenvolveu-se o núcleo populacional que deu origem a atual cidade de Serra Redonda.

Gentílico: serra-redondense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Ingá o distrito de Serra Redonda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serra Redonda, pela lei estadual nº 922, de 17-12-1953, desmembrado de Ingá. Sede no antigo distrito de Serra Grande. Constituído distrito sede. Instalado em 30-12-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Serra Redonda: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Serra Redonda? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: