Início » Paraíba » Serra da Raiz


Serra da Raiz - Paraíba



Serra da Raiz, é uma cidade da região Nordeste, localizado no estado da Paraíba. Pertence a Mesorregião do Agreste Paraibano e à Microrregião de Guarabira. Está distante 138 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado. Sua instalação oficial ocorreu em 21 de janeiro de 1959. Porém, é considerada uma das mais antigas povoações do estado da Paraíba.

O município de Serra da Raíz teve sua origem datada a partir do século XVIII com a concessão de sesmarias. A partir desse período foi construída uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como “Bolandeira”, pelo senhor Bento José da Costa, um dos primeiros moradores da povoação. Essa construção favoreceu para o desenvolvimento e crescimento do então povoado. Posteriormente foram construídas a Casa Grande, a Senzala, um curral e uma pequena Capela feita de taipa dedicada ao Senhor do Bonfim.

A pequena capela do Senhor do Bonfim foi construída numa parte de terra doada pelos moradores da localidade e elevada a categoria de paróquia no ano de 1870, pelo Padre Emídio Fernandes. Contudo, nos arquivos da Paróquia da Serra da Raiz está registrado como primeiro pároco o Padre Sebastião Bastos de Almeida.

História da cidade de Serra da Raiz Paraíba - PB

Muito antes de ser efetivamente iniciada a colonização do Município de Serra da Raiz, tanto os franceses, em atos de pirataria e aliados dos índios ?ININGUASSUS′ ou "INIGUASSUS" que habitavam a região, quantos colonizadores portugueses, prelustraram a região em busca de ouro ou pedras preciosas que supunham aflorar na Serra da Capoaba, e travaram inúmeros combates, até que Martin Leitão resolveu intervir, destruindo muito aldeiamentos indígenas e livrando a região dos franceses intrusos.

Dentre os primeiros colonizadores da Serra da Raiz destaca-se um Senhor Major Costa que construiu, no pequeno aglomerado, uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como "Bolandeira", fator primordial para que se construi-se novos prédios em suas imediações, proporcionando o crescimento e o progresso da povoação.

Com a doação de uma faixa de terra pelos seus moradores, foi construída a Capela do Senhor do Bonfim, em taipa e de pequenas dimensões para o número de adeptos, sendo por isso totalmente reconstruída em alvenaria na década de 1900, e hoje é a sua igreja matriz, ainda, sob o orago do Senhor de Bonfim.

Foi árdua a disputa da Vila da Serra da Raiz com a de Caiçara pela liderança da Região, provocando esta rivalidade a parcial paralização do progresso de ambas que passaram a pertencer ao município de Guarabira até o ano de 1908 quando foi restabelecido

o município de Caiçara (Lei 309, de 7 de novembro), do qual Serra da Raiz continuou como parte integrante de seu território até sua emancipação em 1959.

Gentílico: serra-raizense ou serrano

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Caiçara o distrito de Serra da Raiz.

Pelo decreto-lei nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Serra da Raiz passou a denominar-se Cupaoba.

Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Cupaoba volta a denominar-se Serra Raiz e perdeu parte do seu território para o novo distrito de Duas Estradas, no município de Caiçara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Raiz da Serra ex-Cupaoba, figura no município de Caiçara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serra da Raiz, pela lei estadual nº 1962, de 21-01-1959, desmembrado de Caiçara. Sede no antigo distrito de Serra Raiz. Constituído de 2 distritos: Serra da Raiz e Duas Estradas, ambos desmembrados de Caiçara. Instalado em.31-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Serra da Raiz e Duas Estradas.

Pela lei estadual nº 2058, de 22-12-1961, desmembra do município de Serra da Raiz

o distrito de Duas Estradas. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Serra da Raiz para Cupaoba alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938. Cupaoba para Serra da Raiz alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Serra da Raiz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Serra da Raiz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: