Início » Paraíba » São Domingos


São Domingos - Paraíba



São Domingos, município do estado da Paraíba (Brasil). Encontra-se a 190 metros de altitude, sua população estimada em 2009 era de 2.822 habitantes. De acordo com o IBGE no ano de 2010 foi contabilizado 2855 habetantes. Possui uma área de 169km². Através da lei municipal nº 132 de 2003, teve seu nome alterado de São Domingos de Pombal para São Domingos..

Não sabemos com exatidão qual a primeira exploração de terras no município de São Domingos. A região foi desbravada por Teodósio de Oliveira Ledo, seus irmãos e seus filhos, a exemplo da maioria das cidades do sertão paraibano. Naquela época não era fácil a fundação de uma fazenda ou sítio. Segundo o historiador Wilson Nóbrega Seixas, construía-se um curral para criação de gado, de madeira pau a pique, junto do qual se erguia uma casa de taipa para moradia do vaqueiro encarregado de cuidar do rebanho, que começava no mínimo com três novilhas e um touro.

Nos primeiros tempos não eram os próprios sesmeiros que dirigiam e difundiam as fazendas e sítios, e sim, o vaqueiro bravo que arriscava a própria vida enfrentando animais selvagens, bem como tribos indígenas Panatis, Pegas, Coremas e outros valentes e ferozes.

História da cidade de São Domingos - PB

Não sabemos com exatidão qual a primeira exploração de terras no município de São Domingos. A região foi desbravada por Teodósio de Oliveira Ledo, seus irmãos e seus filhos, a exemplo da maioria das cidades do sertão paraibano.

O regime latifundiário adotado pela família Oliveira Ledo, não impediu que outros colonos fundassem fazendas e sítios.

O arraial de Formiga peretenceu a Teodoro Alves de Figueredo, sobrinho de Teodósio; São Lourenço pertenceu a Vicente Carvalho de Azevedo; Boa Vista a Jacinto Alves de Figueredo, cunhado de Teodósio de Oliveira Ledo, herança do seu sogro Custódio de Oliveira Ledo.

Em 1863, um filho do Capitão-mor Manoel Ferreira de Sousa (provavelmente Manoel Ferreira Nobre ou José Ferreira Nobre, o Padre Nobre), comprara o Sítio São Domingos, pertencente a data Formiga, em que figuravam terras, casas, açudes, cercados, cana-de-açúcar e mais benfeitorias.

A fundação de São Domingos ocorreu na década de 1930, quando o proprietário rural Felinto Martins de Sousa fizera a doação do terreno para a aconstrução de uma capela e nas proximidades da qual foram construídas as primeiras casas da futura vila. Portanto, Felinto Martins de Sousa é o verdadeiro fundador de São Domingos.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Valeriano Pereira de Sousa debaixo de uma latada de madeira e palha trazidas pelo senhor Francisco Faustino, natural de Pombal, residente no povoado de Arruda Câmara (Pombal-PB). Em 1944, foi construída a capela em alvenaria, tornou-se povoado com o nome de São Domingos. No dia 3 de outubro de 1945 foi realizada a primeira feira com a venda de farinha, rapadura, carne e outros gêneros alimentícios existentes na região. Aos quatro dias do mês de agosto de 1949, o monsenhor Vicente de Freitas trouxe a imagem de São Domingos de Gusmão que se tornou o padroeiro do povoado. Nesta mesma data foi realizada a festa de barraca na capela local. No dia 15 de Novembro de 1993 foi realizado um plebiscito, que foi o primeiro passo rumo a categoria de cidade, o que aconteceu em 1994.

Gentílico: sãodominguense.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Domingos, ex-povoado, pela Lei Estadual n.º 4111 de 22 de novembro de 1979, subordinado ao município de Pombal até 1994.

Elevado à categoria de município pela Lei Estadual n.º 5902 de 29 de abril de 1994, com a denominação de São Domingos de Pombal. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003 o município é constituído do distrito sede.

Assim, permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações Toponímicas

Pela municipal nº 132 de 2003 foi alterado a denominação de São Domingos de Pombal para São Domingos.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: VICENTE BARBOSA DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Domingos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Domingos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: