Início » Paraíba » Gurinhém


Gurinhém - Paraíba



Gurinhém faz parte do estado da Paraíba, localizado na microrregião de Itabaiana.

De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 13.357 habitantes. Área territorial de 309km².

Segundo Colirionando de Medeiros em seu Dicionário coreográfico do Estado da Paraíba, o topônimo do município, de origem indígena Tupi Guarani, talvez proceda de Gurin-y-Ê, mas sempre escrita de maneira variada devido ao tempo histórico. O significado do nome Gurinhém: rio de peixe saboroso. Significado este ao rio que perpassa a cidade, rio de nome Canta Galo.

História da cidade de Gurinhém

Acredita-se que dada a proximidade com a antiga missão do Pilar, hoje município de Pilar, sua história esteja muito ligada aquela comunidade, fundada por padres jesuítas procedentes da Serra do Fagundes. A elevação de Pilar à categoria do município data de 14 de setembro de 1758.

O rio Gurinhém, que originou o nome do município - Gurin-Y-ê -, já teve outro nome. Era conhecido como rio Cantagalo, devido sua origem: nasce na Serra Cantagalo no município da Serra Redonda, e se estende até a Fazenda Maraú, localizada no município de Cruz do Espírito Santo, é intermitente, e também o maior afluente do Rio Paraíba, rio esse que só enche no inverno, e é completamente escasso no verão.

Entretanto, na década de 1980, aconteceu uma verdadeira tragédia. Com um inverno rigoroso, aconteceu uma grande enchente causada pelas fortes chuvas, que com a ajuda dos açudes que estouraram suas represas, provocaram a inundação de ruas alagando casas e desabrigando muitas famílias, que sem ter para onde ir, invadiram e alojaram-se por tempo indeterminado em escolas públicas.

Com essa enchente, deu-se a construção e formação de um conjunto habitacional para tentar superar as perdas das famílias atingidas, esse conjunto recebeu o nome de Conjunto Boa Esperança, e deu origem a formação de um outro conjunto, Conjunto Mangueira, que com a sensibilidade e o companheirismo da população, que reuniu-se no dia da fraternidade organizado pela Igreja, construíram casas de taipas.

Gentílico: gurinheense ou gurinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Gurinhém, pela lei provincial nº 501, de 30-10-1873 e por lei estadual nº 424, de 28-10-1915.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Gurinhém, figura no município de Pilar.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gurinhém, pela lei estadual nº 2917, de 19-12-1958, desmembrado de Pilar. Sede no antigo distrito de Gurinhém. Constituíndo do distrito sede. Instalado em 16-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Gurinhém: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Gurinhém? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: