Início » Paraíba » Cubati


Cubati - Paraíba



Cubati, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na região do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com a estimativa censitária realizada pelo IBGE no ano de 2009, sua população era de 6.546 habitantes. Área territorial de 137,2km².

Cubati emancipou-se e estabeleceu-se como município no dia 7 de maio de 1959, quando deixou de ser distrito do município de Pícui. Porém, a sua colonização deu-se muito antes. Conta-se que as terras onde hoje situa-se a cidade de Cubati, incialmente perteceram ao escravo alforriado Manoel Maria de Barros, que havia recebido as terras como um presente do senhor Joaquim Gurinhém, junto com a carta de alforria.

Manoel Maria de Barros então aproveitando a localização geográfica privilegiada, ergueu, junto com alguns moradores da localidade, um pequeno mercado, onde os tropeiros pudessem livremente realizar trocas e negócios diversos, bem como descansarem antes de proseguir viagem. A feira prosperou, porém, a soberba e a cobiça dos fazendeiros da localidade Pedra Lavrada destruiram a feira de Manoel de Barros.

História da cidade de Cubati Paraíba - PB

Cubati, em tupí guarani, quer dizer planta d′agua, duas fazendas com o mesmo nome, Canoas, de propriedade dos senhores Manoel de Barros e Targino Pereira da Costa, ficavam no lugar onde hoje se ergue a cidade de Cubati. Pouco tempo depois Manoel de Barros fez doação de um pedaço de terras para a construção de uma capela em louvor a São Severino e em seu redor, começaram surgir novas casas ocupados por famílias recém chegadas de outras regiões. A primeira feira do local foi realizada na casa de fazenda de Manoel de Barros. Em 1938, foi construída a Igreja que hoje serve como matriz distante da primeira capelinha.

Gentílico: cubatiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Canoas, pela lei estadual nº 424, de 28-10-1915, e por ato anterior a 02-03-1938, subordinado ao município de Picuí. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Canoas passou a denominar- se Cubati.No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Cubati figura no município de Picuí.Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cubati permanece no município de Picuí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cubati, pela lei estadual nº 2076, de 30-04-1959, desmembrado de Picuí. Sede no antigo distrito de Cubati. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-07-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Canoas para Cubati alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cubati: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cubati? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: