Início » Pará » Senador José Porfírio


Senador José Porfírio - Pará



Senador José Porfírio é um município do estado do Pará. É um dos dois únicos municípios brasileiro que possuem exclaves, com dois territórios totalmente separados um do outro, sendo assim como o município de Sítio d′Abadia (Goiás), uma das ocorrências de exclaves municipais no Brasil. No caso de Senador José Porfírio, essa separação se dá pelo município vizinho de Vitória do Xingu, o qual já chegou a fazer parte do município de Senador José Porfírio.

Encontra-se na microrregião de Altamira, mesorregião do Sudoeste Paraense. O município tem 13.455 habitantes (2003) e 13 346km². Foi criado em 1961.

História da cidade de Senador José Porfírio Pará - PA

O ATUAL município de Senador José Profírio, localizado na zona do Xingu, é de recente criação. Entretanto, as suas origens históricas remontarm ao idos da colonização do estado do Pará.

Segundo tradições, foram os holandeses, os primeiros civilizadores do ocidente, que visitaram aquela região, através do rio Xingu. Mas pode-se afirmar, serem os padres jesuítas, os legítimos pioneiros da civilização do interior desse Estado.

Desconhece-se a época da doação da primeira Capitania no Xingu, a Gaspar de Abreu Freitas e, também, do revestimento da mesma à coroa. Porém, após esse abandono, os padres da Companhia de Jesus ali chegaram e, em 1639, fundaram juntamente com índios, um adeamento com o nome de Arucará ou Aricará.

A missão se desenvolveu, e, com isso, em 1758 o Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado concedeu-lhe o título de Freguesia sob o padroado de São Francisco Xavier. Nessa condição, permaneceu até à Independência do Brasil.

Na mesma época, os jesuítas foram expulsos do Brasil e a missão foi elevada à categoria de Vila com a denominação de Sousel.

Em 1833, com a nova divisão da Província do Pará, a Vila de Souzel foi extinta a restaurada em 1874. Contudo, em 1921, o município de Souzel novamente foi extinto e o seu território foi anexado ao município de Porto de Moz, donde desmembrou-se, somente, em 1961, quando adquiriu sua emancipação político-administrativo, em definitivo, com o nome de Senador José Porfírio, em homenagem ao antigo político José Porfirio de Miranda Júnior.

Gentílico: porfiriense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Senador José Porfírio ex-Souzel, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Porto de Moz e de Altamira. Sede no antigo distrito de Souzel. Constituído do distrito sede (Sousel). Desmembrado de Porto de Moz. Instalado em 11-04-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei nº 164, de 23-01-1970, o distrito de Souzel passou a denominar-se Senador José Porfírio (mudança de sede).

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Transferência de sede

Sousel para Senador José Porfírio alterado, pelo decreto-lei nº 164, de 23-01-1970.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Senador José Porfírio: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Senador José Porfírio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: