Início » Pará » Santa Cruz do Arari


Santa Cruz do Arari - Pará



Santa Cruz do Arari faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 00º39′48" sul e a uma longitude 49º10′30" oeste, estando a uma altitude de 6 metros. A população avaliada em 2004 era de 5 510 habitantes. Possui uma área de 1079,579km².

Quando o tema é Educação Básica, dentre os projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, executado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Região Norte, Estado do Pará, as Escolas Públicas Urbanas estabelecidas no município de Santa Cruz do Arari obtiveram os seguintes IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2005, de um total de 1.177 avaliações, tendo sido vitoriosa a escola federal, em Belém, PA, Tenente Rego Barros (com 6,1):

História da cidade de Santa Cruz do Arari Pará - PA

O MUNICíPIO de Santa Cruz do Arari, localizado nas margens do Lago Arari, na zona fisiográfica do Marajó e Ilhas, é de recente criação. Quanto aos fundamentos históricos desta unidade, afirma alguns moradores antigos, que remontam a 1868, quando o Imperador D. Pedro II doou a sesmaria de Santo Inácio ao Alferes Plácido Pamplona, onde mais tarde foi fundada a fazenda de Santa Cruz, origem da atual Cidade.

Entretanto, a sua emancipação político-administrativo somente ocorreu, em 1961, quando desmembrou-se dos municípios de Ponta e Chaves.

Gentílico: arariense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz, ex-povoado pela lei estadual nº 158, de 31-12-1943, subordinado ao município de Ponta de Pedras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Santa Cruz permanece no município de Ponta de Pedras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Arari, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Ponta de Pedra e Chaves. Sede no antigo distrito de Santa Cruz do Arari ex-Santa Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-041962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Santa Cruz para Santa Cruz do Arari alterado, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Cruz do Arari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Cruz do Arari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: