Início » Pará » Paragominas


Paragominas - Pará



Paragominas faz parte do estado do Pará.

A colonização do município de Paragominas foi efetivada com camponeses pioneiros, que chegaram à região, antes da construção da rodovia Belém-Brasília, no final da década de 50, seguidos pelas primeiras companhias colonizadoras: Colonizadora Belém-Brasília, Colonizadora Marajoara e Cidade Marajoara, que não obtiveram êxito.

Mais tarde, o governo federal divulgou a instalação de uma colônia federal na região, que nunca chegou a se estabelecer, bem como os planos estaduais para a formação de duas colônias naquele território.

História da cidade de Paragominas

O território de Paragominas, uma das mais recentes unidades autônomas do Estado do Pará, localizado na zona fisiográfica Guajarina pertenceu, em tempos remotos, ao distrito-sede do Município de São Domingos do Capim e ao Distrito de Camiranga, em Vizeu. Os seus fundamentos históricos foram lançados em 1958, pelo desbravador Ariston Alves da Silva, quando após ter atravessado a bacia do Capim, através de picadas por ele abertas, ali estabeleceu-se com a primeira roça de arroz.

Desconhece-se precisamente, a data da criação do núcleo populacional que originou atual cidade. Sabe-se, porém que fora formado por colonizadores goianos, mineiros, baianos e paulistas, logo depois dos trabalhos de demarcação e venda dos lotes de terra.

Com a implantação da rodovia BR-010 que liga Belém a Brasília passando por Paragominas, o desenvolvimento da atividade pecuária naquela localidade foi agilizado, e, em pouco tempo, tornou-se a base econômica municipal.

Gentílico: paragominense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação Paragominas, pela lei estadual nº 3225, de 04-01-1965. Desmembrado do município de São Domingos do Capim e Viseu. Sede no atual distrito de Paragominas ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-01-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 5087, de 14-09-1983, é criado o distrito de Dom Eliseu e anexado ao município de Paragominas.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 2 distritos: Paragominas e Dom Eliseu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Pela lei estadual nº 5450, de 10-05-1988, desmembra do município de Paragominas o distrito de Dom Eliseu. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Paragominas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Paragominas? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. joão de deus ferreira's avatarjoão de deus ferreira

    GRANDIOSA MULHER

    GRANDIOSA MULHER: MINISTRA E PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MERITÍSSIMA Juíza CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA.

    SER humano que nos honrou com toda sinceridade e respeito a pleb. Essa MINISTRA que em outras falas ou caminho encontrou a sua excelência o povo.

    O POVO que em todos os tempos, gota por gota, derramaram o seu suor para o bem deste PAÍS, jamais em tempo algum nós fomos tão felizes e honrados.

    Acabamos de descobrir que nem tudo está perdido, pois passamos a enxergar a verdade de um novo futuro.

    BEM, quem vos fala é JOÃO DE DEUS FERREIRA, que nos anos oitenta comecei a ver as deficiências em nossos mares, rios e igarapés, e o desaparecimento de muitas espécies, e a entrada de esgotos nos rios e igarapés, que os levavam aos mares. FOI aí que comecei a escrever projetos sobre o meio ambiente. COMO energia limpa renovável, que pode correr voar e navegar, tornar rios e igarapés potável sem drogas, desidratador de alimento para frutas, legumes, e tubérculos, por bateladas evitando assim esperdício e baratear a merenda escolar, método de queda de partícula, super.- filtro para água e ar, mais de um destino para o esgoto, tornando assim acessível a todos os municípios, triturador de PET em todas as periferias, evitando assim que este material vá poluir rios e igarapés, e criar milhões de empregos ajudando assim a frágil economia desta Nação.

    É sabido por muitos conhecedores que o supermercado dos pobres são igarapés, rios e mares, e os cientistas não encontraram um só destino para os esgotos. Por isso pedimos a GRANDE MULHER, que dentro da assimilação, que seja criado um efeito legal para que possamos cuidar do meio ambiente e tornar os rios e igarapés com víveres para alimentar ricos e pobres.

    FOI aí que começou os interessantes convites de demonstração, eles só não colocaram os projetos em funcionamento, por falta dos mines projetos de assentamento, sabendo-se que não conseguiu por falta de capacidade, colocaram tratores policiais câmera prefeitura pistoleiros e fazendeiros para mim amedrontar, roubaram e mandaram roubar e o delegado não quis fazer o B O.

    GRANDIOSA MULHER a sociedade quer saber quem tirou o vídeo ‘’INVASÃO DOS PROJETOS DE JD’’ que só o Judiciário tem o poder com tamanha urgência, quem tem poder de ameaçar SITE?

    ESSE grupo está onerando o País com altos salários e dificultando a economia desta Nação, e tirou tudo que conquistei e os empregos de aqueles que produzem os seus salários.

    A defesa da OAB em favor de Lula, é a mesma do MINISTÉRIO PÚBLICO, dinheiro propina, prefere ver o povo na continuidade da miséria para defender corruptos que corrói este País. LULA é bandido e os que defendem também, quem tirou o vídeo ‘’INVASÃO DOS PROJETOS JD’’ vocês estão em uma fria não adianta se esconder, por um caso, se não faz parte desta cesta de ovos podres, mostra a cara para o bem da verdade.

    Porquê lula falou no programa do ratinho que a Dilma vai tirar JOÃO DE DEUS FERREIRA DO ESTADO DO PARÁ, eles mandaram um helicóptero blindado do Exército Brasileiro que ficou parado em frente à minha casa em posição de tiro e o helicóptero do meio ambiente deu mais de vinte rasante que tirava as telhas da minha casa do lugar.

    SÃO FELIX DO XINGU é o berço deste projeto do JUDICIÁRIO para roubar ideias para o grupo conhecido de LULA e seus asseclas.

    Denúncia do LULA é pouco técnica para quem esconde a trajetória de crimes do LULA e sua quadrilha. Parabéns lava jato. MORO, os poucos homens deste País está contigo.

    ENTRE no GOOGLE+ mais com JOÃO DE DEUS FERREIRA DIA DOS PAIS OU OLIMPÍADAS LÁ ESTÁO VIDEO ‘’INVASÃO DOS PROJETOS DE JD’’.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.

    #1 – 18/09/2016 - 20:09

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: