Início » Pará » Curralinho


Curralinho - Pará



Curralinho faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 01º48′49" sul e a uma longitude 49º47′43" oeste, estando a uma altitude de 15 metros. A população avaliada em 2004 era de 22.564 habitantes. Possui uma área de 3620,279km².

Curralinho se originou de uma fazenda particular, que cresceu face ao agrupamento de pessoas ligadas a seus proprietários em decorrência de interesses comerciais. Sua denominação vem de "curralzinho", usado pelos aventureiros portugueses que, com o uso, perdeu o "Z". O município de Curralinho foi criado em 31 de Dezembro de 1936.

Hoje o município conta com uma população de aproximadamente 22.888 habitantes. A atividade mais expressiva na estrutura produtiva do município esta concentrado no extrativismo vegetal e pesca de forma sustentável, onde todos os produtores hoje utilizam das Boas Práticas de Manejo, com orientação repassadas por profissionais técnicos que atuam nas comunidades com objetivo de qualificar e gerir um produto de qualidade. O deslocamento desses técnicos até as comunidades se dá através de embarcações cedidas por entidades envolvidas no movimento. Toda articulação de desenvolvimento focado no município hoje de forma organizada, só é possível através de um movimento popularmente chamado de Central de Associações, que hoje virou instituição, chamada de Central de Entidades do Arquipélago do Marajó.

História da cidade de Curralinho

O território do atual município de Curralinho, está localizado no nordeste do Estado do Pará, na zona fisiográfica do Marajó e Ilhas. Primitivamente, fora uma fazenda particular, cujos proprietários dispunham de muitas relações comerciais. Naquela época, o lugar constituia-se num porto de parada obrigatória das embarcações e dos famosos regatões, que subiam o rio.

Pela sua localização e, também, à largueza dos donos das terras, inúmeras pessoas ligadas aos proprietários, para lá se dirigiram, e, em pouco tempo, estava ali formado um núcleo populacional de relativa expressão. Com isso, a localidade prosperou, e, em 1850, adquiriu categoria de Freguesia sob a inovação de São João Batista de Curralinho.

Quinze anos depois obteve categorias de Vila e município, cuja instalação deu-se em 1870.

Em 1856, a Vila então criada teve sua sede transferida para onde, está atualmente erigido o município.

O topônimo de origem portuguesa, é diminutivo de curral, com o sufixo inho.

Gentílico: curralinense ou curralense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Curralinho, pela lei provincial nº 479, de 06-03-1865. Sede na vila de Curralinho. Instalado em 12-01-1867.

Elevado à condição de cidade, pela lei estadual nº 324, de 06-07-1895.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2116, de 03-11-1922, o município de Oeiras é extinto, sendo seu território anexado ao município de Curralinho.

Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, o município de Melgaço é extinto, sendo seu território anexado ao município de Curralinho.

Pelo decreto estadual nº 78, de 27-12-1930, desmembra do município de Curralinho o distrito de Melgaço anexado ao município de Portel. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Curralinho, pela lei estadual n 8, 31-10-1938.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Curralinho e Piriá. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Curralinho e Piriá.

Em divisão territoriais datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distrtios: Curralinho e Piriá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Curralinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Curralinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: