Início » Pará » Castanhal


Castanhal - Pará



Castanhal faz parte do estado do Pará.

O nome Castanhal deriva do Igarapé Castanhal que, em suas margens, possuia muitas castanheira (Bertholletia excelsa).

Atribuem-se a índios da tribo Tupinambá, as origens históricas de Castanhal. O povoamento regular começou a partir do caldeamento racial entre brancos, pardos e nativos.

História da cidade de Castanhal

Quando os trabalhadores que construíram a Estrada de Ferro de Bragança atigiram o local onde pertendiam implantar uma estação para a ferrovia, existia alí uma frondosa castanheira, razão pela qual deu-se à localidade, o nome de Castanhal, de origem portuguesa.

Dentro da política governamental de colonizar a zona bragantina, os campos de Castanhal foram divididos em lotes agrícolas e entregues aos imigrantes cearenses para cultivo. Mediam esses lotes 110 m de frente por 440 m de fundos, e se localizavam na proximidades da estação ferroviária, formando a povoação de Castanhal. Em 1902, o Governo do Estado, mandou dividir o distrito de Castanhal em núcleos coloniais, e, no ano seguinte, conseguiu conforme acordo firmado com o governo espanhol, a vinda de famílias de imigrantes, a fim de desenvolver a agricultura.

Gentílico: castanhalense

Formação Administrativa

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no município de Belém o Distrito de Castanhal.

Elevado à categoria de município com a denominação de Castanhal, pelo decreto estadual nº 600, de 28-01-1932, desmembrado de Belém. Sede no antigo distrito de Castanhal. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-02-1932.

Pelo decreto estadual nº 680, de 27-06-1932, Castanhal adquiriu do município de Marapamim o distrito de Curuça.

Pelo decreto estadual nº 1136, de 28-12-1933, desmembra do município de Castanhal o distrito de Curuça. Elevado à categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Castanhal, Anhanga, Apéu e Inhangapi.

Pelo decreto-lei nº 4505, de 30-12-1943, desmembra do município de Castanhal os distritos de Anhanga e Inhagapi. Ambos elevados à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Castanhal e Apéu.

Assim permanecendo em divisões territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Castanhal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Castanhal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: