Início » Pará » Afuá


Afuá - Pará



Afuá faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 00º09′24" sul e a uma longitude 50º23′12" oeste, na altitude de 8 metros. A população avaliada em 2008 era de 40.000 habitantes. Possui uma área de 8.410,3km² e é conhecida como a "Veneza da Ilha de Marajó" por ser repleta de canais e palafitas.

O município de Afuá possui vegetação costeira típica da região do delta do rio Amazonas, com predominância de várzeas e igapós. O Parque Estadual Charapucu é uma unidade de conservação estadual que abrange cerca de 65 mil hectares de ambiente naturais de grande beleza cênica e bem preservados.

Afuá - Geografia Humana - A cidade de Afuá - que não se confunde com o município, muito maior territorialmente - define-se como uma cidade ribeirinha, conforme a proposição de Trindade Jr. e Maria Gorete Tavares, em "Cidades ribeirinhas: mudanças e permanências". Enquanto tal, apresenta as seguintes características: 1 - fica às marges de rios (Rio Cajuuna, Afuá e Marajozinho); tem origem tradicional: nasceu ao redor da igreja católica de N. Sr.ª da Conceição, através de terras doadas por Micaela Ferreira, no final do século XIX; 3 - é local, isto é, possui forte vínculo com os rios (através da pesca, do lazer, do uso como via para o meio de transporte), com as localidades próximas, em contraposição às cidades verticais, as cidades empresas, que nascem para atender demandas externas; 4 - pequena: Afuá, até os anos 2000 possuia em torno de 10 mil habitantes (urbanos). Localmente, a prefeitura e alguns grupos de propagandistas a definem como "Veneza Marajoara" ou "Veneza Amazonense", pois a cidade se levanta sobre as águas. Embora a comparação seja surpéflua, é fato que a pequena cidade levantou-se pouco a pouco sobre o terreno de várzea, criando uma formosa obra em palafitas. Diz-se formosa porque moradias de plafitas não podem significar desordem, miséria, favelas, como se passa no imaginário geral. Devido essa característica, é proibido a circulação de automóveis na cidade, o que a torna prazeros, viva, bela. No entanto, devido as políticas locais, desde a década de 1990 o município vive forte exõdo rural, o que provocou um processo descontrolado de ocupação irregular da cidade, trazendo graves problemas sociais. Junto a isso, o sígno da modernidade sobrepõe cada vez mais a cultura cabloco ribeirinho de Afuá, e a cada dia que passa, a cidade submete-se à cultura do consumo.

História da cidade de Afuá

O atual município de Afuá, localizado na extremidade norte-ocidental da Ilha de Marajó, teve início por volta de 1845, quando Micaela Arcanja Ferreira ali estabeleceu-se, ocupando uma posse de terras, a que denominou Santo Antônio.

Por ser a localidade apropriada para um porto e ponto de paragem de trânsito do estuário amazônico, em 1869, já existia ao redor do sítio, um núcleo populacional formado de diversas barracas.

Em 1870, Micaela doou terras para a formação da capela, que vai do igarapé divisa no Rio Marajó, desce pelo Rio Afuá, até o Igarapé Jaranduba, no Rio Cajuuna. Com essa iniciativa, Mariano Cândido de Almeida, juntamente com outros moradores locais iniciou a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Afuá, concluindo-a em 1871.

Em virtude da facilidade de aquisição de lotes de terras, o povoado então formado logo se desenvolveu e se elevou à freguesia, em 1874, a qual foi extinta por duas vezes, até que em 1889, readquiriu sua condição.

Com a República, em 1890, Afuá obteve categoria de vila e município, cuja instalação ocorreu no mesmo ano.

Gentílico: afuaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Afuá, pela lei provincial nº 811, de 14-041874, subordinado ao município de Chaves.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Afuá, por decreto estadual nº 170, 02-08-1890, desmembrado de Chaves. Sede no antiga vila de Afuá. Constituído do distrito Sede. Instalado em 20-08-1890.

Elevado à categoria de cidade, pela lei estadual nº 403, de 02-05-1896.

Pela lei municipal 21, de 05-09-1898, são criados os distritos de Charapucu, Cajari, Cajuúna, Jurupari, Santa luzia e Trovão e anexado ao município de Afuá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 6 distritos: Afuá, Charapucu, Cajari, Cajuúna, Jurupari, Santa Luzia e Trovão.

Nos quadros de apuração do recenseamento de 19-IX-1920, o município é constituído do distrito sede, sendo que os distrito passaram a pertencer ao distrito sede de Afuá com zona administrativa.

Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, adquiriu o território do extinto município de Anajás.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Afuá e Anajás.

A lei estadual nº 8, de 31-10-1935, menciona todos os nomes dos municípios do Pará, figurando entre eles o município de Afuá.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 7 distritos: Afuá, Anajás Cajuúna, Corredor, Furu do Breu, Santa Julia e Trovão.

Pelo decreto lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, desmembra do município de Afuá o distrito de Anajás e as zonas administrativa de Furu do Breu e Trovão. Para formar novamente o município de Anajás. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do distrito sede. Composto de Afuá, Cajuúna, Corredor e Santa Julia. Pela lei estadual nº 158, de 31-XII-1948, é criado o distrito de Vila Baturité expovoado e anexado ao município de Afuá. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Afuá e Vila Baturité. Pela lei estadual nº 1127, de 11-03-1955, extingui o distrito de Vila Baturité, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Afuá. Pelo Acordão do Superior Tribunal Federal, de 04-10-1955, o distrito de Vila Baturité teve sua extinção anulada. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos:Afuá e Vila Baturité. Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, o distrito de Vila Baturité é extinto, sendo seu território anexado ao município de Afuá.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Afuá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Afuá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: