Início » Mato Grosso » Tapurah


Tapurah - Mato Grosso



Tapurah faz parte do estado de Mato Grosso. Localizado na Mesorregião do Norte Mato-Grossense e na Microrregião de Alto Teles Pires.

Encontra-se a uma latitude 12º47′06" sul e a uma longitude 56º32′30" oeste, estando a uma altitude de 393 metros. Possui uma área de 11645,1km².

Pertence a grande Bacia Amazônica, para essa bacia contribui a Bacia do Juruena, que recebe os rios Arinos e Teles Pires. Por sua vez, o Arinos recebe, pela esquerda, os rios São Wenceslau. São Miguel e Souza Azevedo. Já o Teles Pires, também recebe, pela esquerda, o Rio Verde.

História da cidade de Tapurah

As origens do povoamento vêm da colonização de Benedito M.Tenuta, Sérgio Leão Monteiro e Filinto Corrêa da Costa, que fundaram a Colonizadora Tapurah.

O nome Tapurah se deve a José Tapurá, chefe da tribo indígena Iránxe. Este cacique participou ativamente do primeiro encontro do povo Iránxe do rio Cravari com o povo Iránxe do Escondido.

Tenuta pretendeu adquirir terras do povo Iránxe do Escondido, à margem do córrego do Escondido, afluente do rio Papagaio. No entanto, Tenuta perdeu a questão. Mas a família ficou conhecendo o cacique José Tapurá. O chefe indígena deixou a região do Cravari e passou a viver com o povo do Escondido.

Tapurá morava na região oeste do rio Sangue e a colonização de Tenuta encontrava- se na região da margem direita. A amizade indígena desse chefe representava o reconhecimento ao valor dos povos indígenas.

A família Tenuta prezava o cacique, assim, deu o nome dele à nascente colonização. Os primeiros trabalhos de colonização ficaram por conta de Libertino Lourenço da Silva e José Roberto, em 1969. As primeiras famílias estabelecidas na localidade foram as de Silvino Barella e Silvino Sette.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tapurah, pela lei estadual nº 4407, de 30-11-1981, subordinado ao município de Diamantino.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Tapurah figura no município de Diamantino.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tapurah, pela lei estadual nº 5316, de 04-07-1988, desmembrado do município de Diamantino. Sede no atual distrito de Tabapurah (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Tabapurah e Novo Eldorado

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tapurah: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tapurah? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: