Início » Mato Grosso » Santo Afonso


Santo Afonso - Mato Grosso



Santo Afonso faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 14º29′51" sul e a uma longitude 57º00′07" oeste, estando a uma altitude de 400 metros. A população avaliada em 2004 era de 2 378 habitantes.

Possui uma área de 1172,87 km².

História da cidade de Santo Afonso

As origens históricas do município prendem-se aos garimpos antigos de Diamantino, acompanhando as suas vicissitudes nos ciclos de produção e abandono.

No começo do século o lugar era explorado pelos seringueiros. A denominação Santo Afonso tem origem na referência que se faz a um cidadão chamado Afonso, que, segundo fonte oral, era funcionário da Companhia de Telégrafos. Por muitos anos, o local ficou conhecido por Afonso, mais tarde adicionou-se o termo "Santo", ficando Santo Afonso.

Por volta de 1912, a localidade recebeu uma estação telegráfica, intermediária entre Parecis e Barra do Rio Bugres, instalada pela Comissão Rondon. Em 1940, José Gratidiano Dorileo possuía um barracão de zinco, destinado a depósito de látex. O lugar servia como ponto de referência para orientação regional da Serra de Tapirapuã. Por Santo Afonso passou a Coluna Prestes em 1927, a caminho da Bolívia.

O desenvolvimento teve maior impulso a partir de 1959. Questões fundiárias irromperam na região, tendo a Prelazia de Diamantino entrado com ação judicial em favor dos posseiros legais. Novo impulso migratório, em 1975, deu configuração a Santo Afonso.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Afonso, pela lei estadual nº 3785, de 30-09-1976, subordinado ao município de Arenápolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Santo Afonso figura no município de Arenápolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Afonso, pela lei estadual nº 5909, de 20.12-1991, desmembrado do município de Arenápolis. Sede no antigo distrito de Santo Afonso. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-0-1993.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Afonso: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Afonso? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: