Início » Mato Grosso » Primavera do Leste


Primavera do Leste - Mato Grosso



Primavera do Leste faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 15º33′32" sul e a uma longitude 54º17′46" oeste, estando a uma altitude de 636 metros.

Primavera do Leste já atraiu muita gente pela sua prosperidade. De acordo com o censo do IBGE em 2010 Primavera do Leste possui hoje um total de 52.000 habitantes. Em 2008 iniciou-se acelerado processo de industrialização no município, com o início da instalação de uma indústria esmagadora e refinadora de soja da multinacional Cargill, que vai industrializar grande parte da produção regional de soja, e colocar no mercado o óleo de soja Liza. A empresa mineira Granja Mantiqueira, uma das maiores do país na produção de ovos, também ja se instalou no município, produz mais de 400.000 ovos/dia e quando totalmente concluida processará mais de 1 milhões de ovos/dia.

O município conta com três distritos industriais onde mais de 50 empresas já estão instaladas, gerando 1000 empregos diretos e indiretos. Os distritos industriais estão recebendo total atenção e sendo modernizados com obras de infra-estrutura.

História da cidade de Primavera do Leste

A extensa área do município era atravessada por tropeiros da região do rio Paranatinga em demanda a Goiás.

O desenvolvimento de toda a região foi calcado na ajuda recíproca dos colonos. Faltavam estradas, armazéns, financiamentos, e tudo o mais que se necessitasse.

No início o Banco do Brasil negava-se a financiar projetos agrícolas, alegando serem as terras impróprias. Anos depois, percebeu o erro técnico e iniciou o investimento na agricultura regional.

O moderno movimento colonizador da cidade de Primavera do Leste foi idealizado e executado pelo Dr. Edgard Cosentino, um advogado paulista que chegou à região no início dos anos setenta.

O nome do empreendimento foi sugerido pela professora Lilian Maria Ometto Cosentino, esposa do Dr. Edgard. Sendo, o empreendedor colocou uma placa no entroncamento da BR-070 com a MT-130, com os dizeres "Brevemente aqui Cidade Primavera". Esta placa foi bastante fotografada pelas pessoas que ali passavam.

Após o nome ter sido escolhido, iniciou-se a abertura das ruas, colocação de postes, e estruturou-se a localidade. O marco da fundação da cidade Primavera, primeiro nome com que ficou conhecido o município. No dia 26 de setembro de 1979, poucos dias após o início da primavera.

O município foi criado em 13 de maio de 1986, através da lei estadual nº 5.014. Nesta ocasião, foram apresentadas inúmeras sugestões para denominar o novo município, dentre as quais Nova Primavera e Alto Primavera. Prevaleceu mesmo o nome Primavera do Leste.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Primavera, pela lei estadual nº 4351, de 25-09-1981, subordinado ao município de Poxoréo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Primavera figura no município Poxoréo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Primavera o Leste, pela lei estadual nº 5014, de 13-05-1986, desmembrado do município de Poxoréo. Sede no atual distrito de Primavera do Leste (ex-Primavera). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Primavera para Primavera do Leste, alterado pela lei estadual nº 5014, de 13-05-1986.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Primavera do Leste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Primavera do Leste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: