Início » Mato Grosso » Novo Santo Antônio


Novo Santo Antônio - Mato Grosso



Novo Santo Antônio é uma cidade localizada no estado de Mato Grosso foi emancipado de São Felix do Araguaia em 29 de setembro de 1999. Até então, chamava-se Santo Antônio do Rio das Mortes, em referência ao padroeiro e a sua localização geográfica às margens do Rio das Mortes.

Todo dia 13 de junho é comemorado o dia do padroeiro da cidade com as tradicionais rezas, quadrilhas, leilões e não tão tradicionais apresentações de forró de teclado.

Subindo o rio das Mortes, 160km de sua boca no Araguaia,chega-se a Santo Antônio. Em suas origens um povoado isolado em terra Xavante, montado numa barranca amarela, dominando o rio, com quase mil habitantes que pouco sabiam do mundo, pois ali não havia nenhum serviço regular de transporte. Este patrimônio foi fundado no ano 1959, sendo os fundadores o senhor José Pereira de Souza, senhor Inácio e Eduvuges (Eduvirges), pais de Zeca Pereira, Pedro Cascavel e Corina, vaqueiros de Zeca Pereira e outros.

História da cidade de Novo Santo Antônio

Novo Santo Antônio, denominada anteriormente por Santo Antônio do Rio das Mortes, nome que faz referencia ao santo de devoção do povo e localiza geograficamente o lugar, assentado às margens do rio das Mortes.

O município foi criado através da lei estadual nº 7.173, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo.

A luta pela emancipação de Novo Santo Antônio contou com a participação de toda comunidade, que dispuseram de documentos e articulações que relatam o drama vivido sobre a possibilidade de "não emancipação" do lugar.

A consulta plebiscitária realizada em 26 de agosto de 1999, resultou em uníssono "sim" dado pela comunidade e homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral de MT, através do Presidente da instituição Desembargador Orlando de Almeida Perri, via ofício nº 242/99.

Pouco antes da criação do município, a comunidade se uniu e enviou à Assembléia Legislativa de Mato Grosso um documento de repúdio, uma contestação ante a possibilidade do então distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes não ser emancipado, e tornar-se distrito do município de Serra Nova Dourada (recém-emancipado).

Em dado momento a correspondência tinha o ácido teor: "pode levar à presença do nosso deputado Humberto Bosaipo este abaixo assinado, pois ele como nosso representante por esta região, não pode aceitar tal desrespeito". O documento estava assinado por Valdivino Ribeiro da Silva, Getúlio Pereira da Silva, Osvaldo Borges Rodrigues, Isaías Nogueira Amorim, Agenor R. de Araújo e outros.

O primeiro prefeito eleito do município foi o Sr. João de Souza Luz, no pleito de 03 de outubro de 2000.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Santo Antônio, pela lei estadual nº 7173, de 29-09-1999, desmembrado dos municípios de São Félix do Araguaia e Cocalinho. Sede no atual distrito de Novo Santo Antônio (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Novo Santo Antônio: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Novo Santo Antônio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: