Início » Mato Grosso » Nova Santa Helena


Nova Santa Helena - Mato Grosso



Nova Santa Helena faz parte do estado de Mato Grosso. Foi emancipado de Itaúba e desmenbrado do município de Itaúba no ano de 2000. Faz divisa a norte com Terra Nova do Norte a oeste com Colíder a leste com Marcelândia e a sul com Itaúba.

A denominação original da localidade era Santa Helena, posteriormente alterada para Nova Santa Helena, em função de haver município homônimo no Estado do Paraná. O município foi criado através da Lei Estadual nº 6.982, de 28 de janeiro de 1998, de autoria dos deputados Jorge Abreu e José Riva.

Em junho de 1996 a Comissão Pró-Emancipação de Santa Helena enviou correspondência ao deputado Jorge Abreu, cujo teor era "...a esse Poder Legislativo Estadual, a competente representação para formação do processo de criação do município de Santa Helena, na forma do artigo 13 e seguintes da Lei Complementar nº 23 de 1º de novembro de 1992". O documento veio assinado por João Alberto Zanetti e Dorival Lorca. Na relação de nomes da comunidade que apoiavam a consulta plebiscitária constam as seguintes assinaturas: Dionisio kolakowski, Francisco G. da Silva, Luíz Lorca, José Attílio Dorini, Elizeu Alves Bonfim, Mauri Souza Andrade, Maria do Carmo S. Linhares, João Pinheiro, Anézio Zanetti, João Alberto Zanetti, Augusto Luíz Missasse, Samuel Oscar de Souza e tantos outros.

História da cidade de Nova Santa Helena

A denominação original da localidade foi Santa Helena, posteriormente alterada para Nova Santa Helena, para diferenciar do município já existente no Estado do Paraná.

O município foi criado através da lei estadual nº 6.982, de 28 de janeiro de 1998, de autoria dos deputados Jorge Abreu e José Riva, tendo Nova Santa Helena seu território desmembrado dos municípios de Itaúba e Cláudia.

Em junho de 1976, a Comissão Pró-Emancipação de Santa Helena enviou uma correspondência ao deputado Jorge Abreu, cujo teor era ´... a esse Poder Legislativo Estadual, a competente representação para formação do processo de criação do município de Santa Helena, na forma do artigo 13 e seguintes da Lei Complementar nº 23 de 1º de novembro de 1992".

O documento veio assinado por João Alberto Zanetti e Dorival Lorca. Na relação de nomes da comunidade que apoiavam a consulta plebiscitária constam as seguintes assinaturas: Francisco G. da Silva, Luíz Lorca, José Attílio Dorini, Elizeu Alves Bonfim, Mauri Souza Andrade, Maria do Carmo S. Linhares, João Pinheiro, Anézio Zanetti, João Alberto Zanetti, Augusto Luíz Missasse, Samuel Oscar de Souza e tantos outros.

Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000, foi eleito primeiro prefeito do município o Sr. Roque Carrara.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Santa Helena, pela lei estadual nº 6982, de 28-01-1998, desmembrado do município de Itaúba e Cláudia. Sede no atual distrito de Nova Santa Helena (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Santa Helena: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Santa Helena? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: