Início » Mato Grosso » General Carneiro


General Carneiro - Mato Grosso



General Carneiro faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 15º42′39" sul e a uma longitude 52º45′19" oeste, estando a uma altitude de 343 metros. A população avaliada em 2010 era de 5 018 habitantes.

Possui uma área de 4146,91km².

Está localizado a 66km ao oeste da divisa com o estado de Goiás, segue portanto o horário de Brasilia, e não de Cuiabá, e a voltagem na cidade é 220 V. Em junho de 2011 a unica operadora de celular que funciona na cidade é da Claro.

História da cidade de General Carneiro

A primeira pessoa a se estabelecer na região foi o major Catarino. Inicialmente o lugar foi Barreiro Grande, devido a um verdadeiro barreirão nas proximidades de onde surgiu o núcleo urbano. Em 1892, no governo do presidente Floriano Peixoto, chegava a Barreiro Grande uma expedição com a finalidade de levantar uma linha telegráfica ligando Mato Grosso a Goiás. Dirigida pelo tenente-coronel Antonio Ernesto Gomes Carneiro, mais tarde general Gomes Carneiro, trazia como subcomandante o tenente Cândido Mariano da Silva Rondon.

Barreiro Grande tornou-se posto avançado e sede temporária das tropas. Ali Gomes Carneiro iniciou um grande prédio. No entanto, o comandante teve que retirar-se para frente de batalha, por determinação do Governo Federal. Foi combater os federalistas na cidade paranaense da Lapa, onde veio a falecer.

Com o passar dos anos foi criado o distrito que incorporou e simplificou o nome da estação telegráfica para General Carneiro.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de General Carneiro, pela lei nº 1158, de 18-11-1958, subordinado ao município de Tesouro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de General Carneiro, figura no município de Tesouro.

Elevado à categoria de município com a denominação General Carneiro, pela lei estadual nº 2051, de 03-12-1963, desmembrados dos municípios de Tesouro e Barra do Garças. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Pela lei municipal nº 482, de 26-06-2001, é criado o distrito de Paredão Grande (ex-povoado de Vila Paredão) e anexado ao município de General Carneiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: General Carneiro e Paredão Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


General Carneiro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de General Carneiro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: