Início » Mato Grosso do Sul » Ladário


Ladário - Mato Grosso do Sul



Ladário é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. O município está localizado na região pantaneira do estado de Mato Grosso do Sul, na margem esquerda do Rio Paraguai.

Encravado dentro do município de Corumbá, esta cidade colonial é considerada continuação urbana da mesma e a distância entre os dois centros é de apenas 6 km, que é a mesma distância entre os respectivos portos. Juntas, Corumbá e Ladário somam 120.817 habitantes.

Por ordem de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, administrador da província de Mato Grosso, o sertanista João Leme do Prado, estabeleceu-se em Albuquerque Velho (atual Corumbá, que tempos depois é transferido mais a oeste), no dia 2 de setembro de 1778. Construiu moradias, plantou lavouras, como ponto de apoio ao seu objetivo: a Fundação de Corumbá. Na mesma região se encontrava o arsenal da Marinha, cuja construção foi iniciada no dia 14 de março de 1873. Foi elevada a distrito pela Lei N.º 134, de 16 de março de 1861, e o município criado pelo projeto de Lei no 155, de autoria do deputado Manoel Wenceslau de Barros Botelho, convertido em lei a 11 de dezembro de 1953.

História da cidade de Ladário

Por ordem de Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, administrador da província de Mato Grosso, o sertanista João Leme do Prado, estabeleceu-se em Ladário, no dia 02 de setembro de1778.

Construiu moradias, plantou lavouras, como ponto de apoio ao seu objetivo, a Fundação de Corumbá. Na mesma região se encontrava o arsenal da marinha, cuja construção foi iniciada no dia 14 de março de 1873, na margem direita do Rio Paraguai com o objetivo de barrar os invasores de outras coroas européias.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ladário, pela Lei nº 134, de 16-03-1896, subordinado ao município Corumbá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Ladário, figura no município de Corumbá.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Ladário permanece no município de Corumbá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ladário, pela Lei nº 679, de 11 de dezembro de 1953, desmembrado do município de Corumbá.

Constituído do distrito sede. Instalado em 17-03-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ladário: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ladário? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: