Início » Mato Grosso do Sul » Ivinhema


Ivinhema - Mato Grosso do Sul



Ivinhema é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.

Às margens do Rio Ivinhema, entre os rios Piravevê ao norte e Guiray ao sul,. encontra-se a cidade de Ivinhema. A cidade é um dos centros mais importantes do Vale do Ivinhema.

Ivinhema existe graças a visão, arrojo pioneiro, confiança e a fé de um paulista de nome Reynaldo Massi, que sempre acreditou na pujança deste Estado, adquirindo terras, grandes áreas de matas, com a finalidade de construir e implantar uma cidade, projetada dentro da mais avançada técnica de urbanização. Com esse pensamento, em 25 de novembro de 1957 foi constituída uma empresa que teria sob sua responsabilidade a orientação, os estudos da região, planejamento das áreas adquiridas e sua racional utilização, bem como traçar um programa para a sua infra-estrutura e a realização de um sonho. Nascia a Sociedade de Melhoramentos e Colonização (SOMECO S/A), que durante dois anos forneceu dados, elementos e condições para que o grande urbanista brasileiro Francisco Prestes Maia pudesse projetar a sede do município de Ivinhema, para uma população de 10.000 habitantes, numa área de 400 alqueires, dividida em quatro zonas distintas (área central, comercial, residencial, operária e industrial) e distribuídas então em oito bairros (Piravevê, Guiray, Vitória, Água Azul, Triguenã, Itapoã, Centro e Industrial).

Ivinhema

As terras da região foram adquiridas por Reynaldo Massi, com intuito de implantar uma colônia agrícola e um novo núcleo urbano.

Em 25 de novembro de 1957, foi constituída a Someco - S.A. (Sociedade de Melhoramentos e Colonização), a qual iniciou os trabalhos de ocupação da área.

Em 1961, chegaram as primeiras turmas de trabalhadores e no dia 1º de setembro se iniciou as construções dos pavilhões para instalação de sua infra-estrutura. O município foi criado pela Lei nº 1.949, de 11 de novembro de 1963.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município em distrito com a denominação de Ivinhema, pela Lei Estadual nº 1949, de 11-11-1963, desmembrado do município de Dourados.

Sede no atual distrito de Ivinhema (ex-Nucleo Urbano).

Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela Lei Estadual nº 3910, de 19-09-1977, é criado o distrito de Amandina e anexado ao município de Ivinhema.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Ivinhema e Amandina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.ivinhema.ms.gov.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ivinhema: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ivinhema? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: