Início » Mato Grosso do Sul » Água Clara


Água Clara - Mato Grosso do Sul



Água Clara é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Seu acesso privilegiado, perto da divisa com o estado de SP e distante 180km da capital, Campo Grande, atraiu muitos investimentos nas décadas de 80 e 90. Água Clara tem o quarto melhor índice de Gini de MS, com valor de 0,41.

O município de Água Clara está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Três Lagoas) e a meio caminho entre a capital de MS e Três Lagoas. Encontra-se a uma latitude 20º2653 sul e a uma longitude 52º5240 oeste. Possui pouco mais de 14 mil habitantes. Distâncias:

No município de Água Clara são encontrados os seguintes tipos de solos: Predomínio de Neossolo Quartzarênico de baixa fertilidade natural, são solos pouco desenvolvidos, profundos e muito profundos, excessivamente drenados, mas com baixa capacidade de retenção de água, torna esse solo desaconselhável à utilização agrícola, associada a Latossolo Vermelho-Escuro álico de textura média, que são solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, profundos, bem drenados, sendo encontrados geralmente em regiões planas ou suave onduladas e o Planossolo, que são solos típicos de relevo plano e áreas rebaixadas, textura arenosa/média, pouca disponibilidade de nutrientes e acidez nociva, seu uso fica restrito à pastagem natural.

História da cidade de Água Clara Mato Grosso do Sul - MS

As terras que hoje compreendem o Município de água Clara, foram desbravadas por mineiros e paulistas que percorreram toda a vasta região em busca de melhores pastagens para seus rebanhos.

Tem o município sua história intimamente ligada à de Três Lagoas que, mesmo tendo sido devassado por Joaquim Francisco Lopes, Januário Garcia Leal, Inácio furtado, Januário de Souza e Antônio Gonçalves Barbosa, só veio a ser povoado definitivamente a partir de 1912, quando aportou Sebastião Fenelon Costa, que ali estabeleceu uma casa comercial, plantando assim a primeira construção da futura cidade de água Clara. Homem de larga visão, antecipou-se aos trilhos da estrada de ferro que iniciava no local a construção da estação ferroviária.

Os trilhos da ferrovia alcançaram água Clara em 1913 e no mesmo ano, chegava Manoel Aparecido que montou uma rudimentar indústria, às margens do Ribeirão Boa Vista, produzindo farinha de mandioca, rapadura e açúcar. Manoel Aparecido teve em sua empresa a colaboração de José Martins, conhecido pela alcunha de Português.

Posteriormente se estabeleceram na região, Pedro e Benevenuto Ottoni que se dedicaram à pecuária e ao cultivo de grandes lavouras, cujos resultados exportavam para Três Lagoas e para o Estado de São Paulo. Foram estes homens, os grandes propulsores do desenvolvimento da região tão patente foi esse progresso que levou o Governo do Estado, a criar, pelo Decreto-Lei nº 145, de 29 de março de 1938, o Distrito de Paz de água Clara, nomeando para as funções de Juiz de Paz o Major Vicente Tolentino de Abreu.

A povoação tomou inicialmente a denominação de Rio Verde, resultante do local escolhido para sua implantação que era banhado pelo Ribeirão Rio Verde. Tempos depois, provavelmente pelo gosto popular, adotou-se o topônimo atual, em função do córrego água Clara, de cujas águas cristalinas se abastecia a população urbana da sede.

Gentílico: água-clarense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 1936 e 1937, o Distrito de águas Claras figura no Município de Três Lagoas.

Elevado à categoria de município com a denominação de água Clara, pela Lei Estadual nº 676, de 11-12-1953, desmembrado de Três Lagoas. Sede no antigo Distrito de água Clara. Constituído de 2 Distritos: água Clara e Alto Sucuriú. Instalado em 08-02-1954.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1960.

Em divisão territorial datada de 1-01-1979, o município é constituído de 2 Distritos: água Clara e Alto Sucuriú.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997,o município é constituído de 3 Distritos: água Clara, Alto Sucuriú e Bela Alvorada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Água Clara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Água Clara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: